Um seleto grupo de cidadãos ji-paranaenses segue amanhã (20) para a cidade de Barretos (SP), onde participarão de uma reunião com o presidente da Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer (HC) do município, Henrique Prata, para discutir assuntos relativos a uma efetiva parceria entre o município e esta renomada instituição, no que se refere à instalação de uma unidade do HC em Ji-Paraná.
A equipe, formada pela coordenadora do HC em Ji-Paraná, Silvia Cristina Amâncio Chagas; pelo presidente do Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (GAPC), Ivo da Silva; pelo Secretário Municipal de Saúde, José Batista; como também pelo médico clínico geral do Hospital Municipal, Marcos Rodrigues; e pelo chefe de gabinete do Senador da República Acir Gurgacz (PDT), Antônio Carlos; estará realizando apresentação de um estudo sobre o município que fornece dados contundentes a respeito do potencial e da localização geográfica estratégica que são ideais para que o HC instale em Ji-Paraná uma unidade de tratamento, além de estarem se colocando à disposição para que esse projeto seja implantado o quanto antes no município.
Segundo Henrique Prata, em visita a Ji-Paraná no último mês de junho, Rondônia é um Estado muito querido e que merece atenção especial, principalmente pela sua localização. A distância em relação a Barretos dificulta o tratamento dos pacientes, tornando a situação mais dolorosa do já é, esse fato determina a “nossa intenção de montar uma unidade do HC em Rondônia que possa atender também os outros estados da Região Norte”.
De acordo com Silvia Cristina, o Prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco (DEM), está enviando pelo Secretário Batista, documento que reforça seu apoio a implantação dos projetos do HC no município.
“Bianco nos afirmou que é que a vinda do Instituto é de grande valia para os munícipes e para toda Região Norte. Ji-Paraná tem posição geográfica privilegiada, estando localizada na região central do Estado. Um outro número que contribui com tal fato, embora não seja um índice bom, é que em 2009, Rondônia foi responsável pelo envio de 1.236 pacientes para tratamento de câncer em Barretos, sendo que destes, 155 foram de Ji-Paraná. E só nesses primeiros meses do ano Barretos já recebeu 55 pacientes do nosso município. Em 2009 todas as cidades rondonienses enviaram pacientes para tratamento no HC. Tudo isso demonstra a necessidade da implantação de uma unidade em Ji-Paraná”, salientou.
Um outro importante assunto que será discutido nesta reunião é sobre a vinda da Carreta Oncológica a Ji-Paraná. Segundo Silvia, nos três anos em que a carreta veio realizar exames preventivos de colo de útero, próstata e pele, cerca de 400 pessoas foram beneficiadas com esse atendimento.
“Um projeto do Henrique e que também é um sonho nosso, é que a Carreta de Prevenção possa passar mais tempo no nosso município, realizando uma verdadeira varredura no diagnóstico precoce de câncer de mama, próstata, colo de útero e pele, aumentando assim as chances de cura desses pacientes. Também estaremos conversando sobre esse assunto durante esta reunião com o presidente do HC”, comentou Silvia.