O Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) divulgou na última sexta-feira (13), o Informe Técnico Mensal de Influenza Pandêmica (H1N1) 2009 em populações indígenas - Julho de 2010.
O Informe Técnico é um boletim elaborado e publicado pelo Desai, com periodicidade mensal, que apresenta a situação epidemiológica da Influenza Pandêmica entre as populações indígenas e oferece subsídios para o fortalecimento da Vigilância no contexto do enfrentamento da pandemia.
De janeiro a maio de 2010, foram registrados 38.953 casos de síndrome gripal e 1.415 casos de síndrome respiratória aguda grave. Houve a confirmação de três casos de Influenza Pandêmica (H1N1) em populações indígenas. Nenhum óbito foi registrado nesse período.
Até 26 de julho de 2010, de acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), já haviam sido vacinados em todo o Brasil aproximadamente 495 mil indígenas aldeados, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 88,47%, superando a meta de 80% preconizada pelo Ministério da Saúde. Em todos os estados brasileiros com populações indígenas a meta preconizada foi alcançada.
A vigilância epidemiológica da influenza em populações indígenas teve início a partir de julho de 2009, após a declaração de transmissão sustentada do vírus Influenza Pandêmica (H1N1) 2009 no Brasil.
De acordo com Flávio Pereira Nunes, diretor em exercício do Desai, as medidas e estratégias adotadas pela Funasa em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde foram imprescindíveis para a ampliação e fortalecimento da vigilância epidemiológica das doenças respiratórias em indígenas, que contribuiu para conter o avanço da epidemia nas comunidades indígenas e evitar a ocorrência de óbitos.
Considerando a transição da gestão da saúde indígena da Funasa para o Ministério da Saúde, este boletim epidemiológico deverá ser o último divulgado pela Funasa tendo em vista que ações de vigilância da epidemia entre os indígenas estarão sendo assumida pela nova secretaria de saúde indígena a ser criada nos próximos dias.