ARTIGO - Segundo domingo de agosto - Dia dos Pais – Por Ruzel Costa

ARTIGO - Segundo domingo de agosto - Dia dos Pais – Por Ruzel Costa

ARTIGO - Segundo domingo de agosto - Dia dos Pais – Por Ruzel Costa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
                   Mais uma data comemorativa, menos badalada que o dia das mães, mas tão importante quanto. Interessante, é que muitos filhos só lembram da figura paterna no dia ou pela mídia com certos anúncios apelativos, com frases de efeito, com músicas emocionantes, o que torna praticamente obrigatório a lembrança material, esquecendo do abraço, do beijo, de um aperto de mão, de uma simples palavra ou de um telefonema e tantos outros que nem lembram, abandonando totalmente seus pais.
                  
                 Cabe nesse e nos outros dias uma reflexão dos atuais acontecimentos ocorridos no país. Aqueles que deveriam da ou serem exemplos estão cometendo grandes atrocidades: violência sexual contra crianças onde os próprios pais muitas são os agressores, assassinados, a latente violência contra as mulheres, o abandono de incapaz. Muitos creem na impunidade, na fragilidade das leis e até mesmo a falta de Deus.
                 Outra grande preocupação é a crescente criminalidade envolvendo menores, muitas vezes pela falta de orientação, pela fragilidade ou ausência da figura paterna e até mesmo pela falta de limite (mostrando, cobrando responsabilidade, horários, lugares que frequentam, amizades, deveres, direitos). Assim preparando e educando para o convívio social e evitando problemas futuros.
                    
                   Parece que o primeiro registro do dia dos pais foi descoberto nas ruínas da Babilônia (atual Iraque) onde arqueólogos encontraram uma placa feita de barro com aproximadamente 4000 anos, onde um jovem esculpiu um cartão onde desejava a seu pai sorte, saúde e vida longa.
 
                     No mundo contemporâneo, a idéia de comemorar o dia dos pais surgiu em 1909, quando a estatunindense Sonora Louise (1882-1978) filha de um veterano da guerra civil, que ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. A inspiração de Sonora foi o próprio pai, que viu sua esposa falecer no parto do sexto filho e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.
 
                   Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, Estados Unidos pedindo a comemoração do dia.
                   O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora.
                   Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
 
                   No Brasil, a idéia foi importada dos Estados Unidos pelo publicitário Sylvio Bhering e foi comemorado pela 1º vez no dia 14 de agosto de 1953 (sexta-feira) dia de São Joaquim, patriarca da família, mas a data foi modificada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais e por ser mais propício às reuniões de família.
 
                   Já que a data presta homenagem, não podemos esquecer aqueles que por muitas vezes fizeram ou fazem o papel de pai, de mãe, onde a ausência da figura paterna é evidente, dando aos que necessitam a afetividade necessária para  à boa formação do ser humano. Aos apenados que acreditam na família e relatam que o principal bem de suas vidas são os filhos
 

Professor Ruzel Costa leciona no Centro Educacional Objetivo, Faculdade Faro e na Escola Ênio dos Santos Pinheiro

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS