NA REDAÇÃO - Nos bastidores da notícia em RO

NA REDAÇÃO - Nos bastidores da notícia em RO

NA REDAÇÃO - Nos bastidores da notícia em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

FEDERAL

A Polícia Federal em Rondônia está diligenciando para descobrir quem foi a fonte do Rondoniaovivo para a publicação dos relatórios da operação Dominó em 2007, que levou para a cadeia alguns figurões do Judiciário, Legislativo e Executivo. Até uma intimação foi expedida.

Estarrece saber que os nobres agentes da lei estão preocupados em saber como o Rondoniaovivo consegue as informações, mesmo todos sabendo que um rio dinheiro público federal está sendo roubado na região. Parece uma tentativa barata de pressão a referida "arapongagem" para cima dos colaboradores do webjornal.
 
SÓ NÓS?
 
Na época, o relatório vazou para todos os grandes veículos de comunicação do país. Em Rondônia, só o “seu jornal eletrônico” publicou com exclusividade. Será que a Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Rede Globo e outros veículos também foram intimados? Ou será que a pressão é apenas local? Só para constar. Aqui, fonte não é revelada nem "sob vara"...
 
MPF
 
O pedido da investigação teria partido do MPF – Ministério Público Federal.
 
UNI ENGENHARIA
 
Seria bom saber se o MPF está investigando a atuação da UNI Engenharia em Rondônia. Documentos, relação de suspeitos e outras “cositas” foram encaminhadas ao órgão. Será que alguém já foi intimado para esclarecer os fatos sobre a licitação do “Vieira Caúla”. Será que alguém já foi intimado para esclarecer sobre o golpe da UNI na drenagem da Zona Leste? Será que alguém já foi intimado para esclarecer sobre o roubo de peças do museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré?
 
QUEM DIRIA?
 
Uma denuncia policial sobre uma rescisão de contrato de trabalho envolvendo um grande empresário da educação local está correndo a boca pequena na capital. O rapaz, que atualmente se dedica a sua campanha para deputado teria mandado aterrorizar o ex-funcionário e família, colocando cruzes ao redor da residência. Ameaça de morte fecha o escândalo, que lembra muito alguns casos de repercussão nacional.
 
SINSEPOL

A diretoria do Sinsepol – Sindicato dos Policiais Civis de Rondônia ainda não disse a que veio. Promoveram uma greve “fanta” que não deu em nada. Vivem chorando que não tem dinheiro, que o caixa da entidade foi arrombado pelo antecessor. Já que não está bom, porque não pedem para sair? Competência de gestão é para poucos...

ESCÂNDALO DE NOTÍCIA

A imprensa local anda ultimamente freando os dedos nos teclados com uma notícia que se transformou numa bomba, nada a ver com política, mas no meio social. O abafa não pegou a imprensa toda, pois alguns veículos divulgaram. O caso é sobre um empresário de 29 anos de idade, muito bem casado, que se dizia evangélico e foi preso no final de semana pela DEDMF (Delegacia Especializada na Defesa da Mulher e da Família) acusado de ser um maníaco sexual.
 
ESCÂNDALO DE NOTÍCIA 2
 
O caso ganha notoriedade porque ele mantém uma loja de cosmético junto com a esposa em Porto Velho, e por causa de dois ataques de estupros contra mulheres ficou conhecido como "Maníaco do Ford Ka vermelho", na ocasião dos ataques, ocorridos em períodos distintos, o primeiro no dia 19 de fevereiro deste ano e o segundo no último dia 18, o empresário utilizava o veículo, que serviu como pista para a Polícia Civil encontrá-lo. Por infelicidade, o carro utilizado por ele nos crimes está em nome da sua esposa. A ousadia era que ele abordou as vítimas em lugares centrais, a primeira na avenida Farqhuar, próximo ao 1º DP, depois das 23h30 e a segunda vítima na avenida Tiradentes, já próximo ao Comando Geral da PM, cerca de 21h.
 
ESCÂNDALO DE NÓTÍCIA 3
 
O abafa na imprensa para esse caso não tem explicação lógica, pois é um caso notório de agressão sexual e que no Código Penal Brasileiro (Art. 213) se refere a constranger mulher à conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça e cabe a pena-reclusão de seis a dez anos. Em inúmeros casos de estupros que são divulgados na mídia, a população de baixa renda fica mais exposta quando acontecem casos dessa natureza. Por se tratar de um membro da sociedade, talvez até conhecido, o abafa caracteriza um acinte de contrasenso com a informação. Por que os de baixa renda podem ter os seus nomes expostos na mídia? O que acontece? Discriminação social. Infelizmente o Rondoniaovivo ainda não teve acesso ao Registro feito na Delegacia da Mulher.
 
ESCÂNDALO DE NOTÍCIA 4
 
O fato é que o empresário e maníaco confessou a autoria dos crimes e o seu modus operandi era, de acordo com a delegada adjunta da DEDMF, Noelle Ribas, utilizando um capuz e fingindo ter um revolver para obrigar então as mulheres a entrar no Ford Ka. Consta do depoimento, segundo matéria divulgada no Estadaoweb.com (dos poucos órgãos locais que publicou o fato, mas não deu os nomes aos bois, com exceção das delegadas), ele não utilizava de violência (????), levava as vítimas para um local isolado e escuro e depois praticava o estupro, ainda tinha a pachorra de perguntar depois em que lugar elas (as vítimas) gostaria de ficar.
 
CAMPANHA NO TWITTER
 
Acompanhando a campanha de alguns candidatos na mídia social Twitter, fica claro que muitos ainda não deram conta do poder dessa ferramenta (sim, é uma ferramenta da internet) na geração de uma rede social voluntária, fiscalizadora e incisiva, pois dependendo dos seguidores, os questionamentos vão aparecer. É necessário, no entanto, maior acessibilidade aos próprios candidatos, pois as tuitadas, muitas, configuram como registro de assessores de comunicação previamente treinados para escrever o óbvio. Dá para contar nos dedos quem são os candidatos que realmente tuitam ou contam pelo menos com uma equipe sintonizada com a linguagem e o espaço físico (140 caracteres) a ser utilizado para expressar pensamento, propostas e tirar dúvidas. Pelo menos um candidato ao Governo do Estado de Rondônia e dois a Presidência dão sinais de que estão plugados com os internautas e tuitam coisas mais interessantes.
 
CAMPANHA NO TWITTER 2
 
O motivo de grande parte dos candidatos utilizarem as redes sociais na internet como trampolim certo para uma campanha vitoriosa – pelo menos gera essa expectativa – tem como modelo a campanha prodigiosa e histórica do atual presidente norte-americano Barack Obama.  Segundo o blogueiro especialista em mídia e marketing,Rafael Galdino,Obama investiu pesado na internet, contratando excelentes estrategistas digitais, já habituados com o comportamento dos usuários nas redes sociais. O mais importante foi a mobilização das pessoas em uma causa, e isso fortaleceu uma rede enorme de apoiadores. As pessoas motivaram as outras em torno de algo que elas acreditavam. Isso fez a toda a diferença. Porém cabe um espaço aqui, pois na época da campanha de Obama muitos acreditavam piamente que era o próprio que tuitava e mantinha até o Facebook atualizado. Nada disso. Uma Equipe responsável, grande parte voluntários, mantinha o então candidato como ponto de lança na rede mundial, publicando vídeos e mantendo uma linha de divulgação coerente com as mídias sociais. São pouquíssimos candidatos aqui em Rondônia que mantém essa interligação entre as interfaces dessas mídias e que são necessárias para difundir as respectivas campanhas.
 
 
CAMPANHA NO TWITTER 3

Ainda tá tímida a campanha e a fé que carregam no Twitter ainda é pouca. Mas, lembrem-se candidatos, no final do ano passado o Ibope já tinha apontado que o Twitter era o site em que os brasileiros passavam mais tempo, com média de 57 minutos. Mais recentemente o diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google Brasil, Ivo Corrêa,em sua palestra realizada durante o Conbrascom, ocorrido em Porto Velho no início do mês de junho deste ano, ao apontar os sites de maior audiência no Brasil, o Twitter aparece em segundo, perdendo somente para o Youtube, mas a frente do próprio Google, Orkut, Yahoo e Facebook. Impossível ignorar os formadores de opiniões que tuitam diariamente e pesquisam junto aos seus seguidores. Um conselho aos candidatos virtuais locais: amplie sua rede e tentem tuitar pessoalmente ou, pelo menos estabelecer um parâmetro nas informações a serem divulgadas junto a equipe que cuida das atualizações. Confira as dicas que estão AQUI.   

CAPACETE AZUL

Não passou despercebida a “brincadeira” de integrantes da Usina de Jirau com um repórter do Rondoniaovivo que cobria o assentamento da 1ª Virola do complexo energético. Mais de uma centena de pessoas acompanhava o evento no canteiro de obras. Todos de capacete branco. Para o Rondoniaovivo foi destinado um azul. Seria para o repórter ser mais fácil identificado pelos seguranças? Pelo menos combinou com a cor dos olhos do jornalista que foi a Jaci-Paraná...

MUTAÇÃO

Antes do mandato e da gestão das obras do PAC em Porto Velho.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS