Fiscalização de mototaxistas piratas começa com blitz educativa

Fiscalização de mototaxistas piratas começa com blitz educativa

Fiscalização de mototaxistas piratas começa com blitz educativa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Iniciou nesta quinta-feira, pela 07 de Setembro, a blitz educativa que a prefeitura de Porto Velho realizará nas principais ruas e avenidas da capital com o objetivo de retirar de circulação os mototáxis clandestinos. A fiscalização é realizada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) que colocou nas ruas duas equipes formadas por oito pessoas, entre agentes de trânsito e fiscais de transporte. “Nesse primeiro momento essas equipes estão nas ruas para alertar aquelas pessoas que estão habilitadas para prestar o serviço de mototáxi, para as implicâncias e penalidades previstas na lei sancionada pelo prefeito Roberto Sobrinho, que regulamentou o serviço de transporte de passageiros na cidade”, explicou a secretária Fernanda Moreira, da Semtran.

O trabalho de fiscalização consiste na averiguação da caracterização dos mototaxistas, identificação, anotando o número das placas, entre outras verificações, como o estacionamento de motos em locais proibidos.  “Estamos abordando essas pessoas explicando que elas não podem estacionar naquele local. A medida visa melhorar o fluxo do trânsito nas ruas mais movimentadas, principalmente nos horários de pico”, disse o chefe da Divisão de Trânsito da Semtran, Adislei Gonzaga, que comandou uma das equipes de fiscalização. As próximas blitzen estão programadas para acontecer nas avenidas Dom Pedro II e Carlos Gomes. 

Penalidades

A série de blitz educativa está prevista para durar cerca de uma semana. Após esse período, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito fará uma reunião para avaliação dos resultados da fiscalização educativa para, em seguida, definir quando serão realizadas as blitzen repressivas. Após o balanço, serão programadas as blitzen repressivas que terá como foco principal os mototaxistas piratas. “Quem não tem permissão para exercer a profissão, pode sofrer as sanções previstas na lei e ainda responder inquérito policial pelo exercício ilegal da profissão. Por isso a prefeitura preocupou-se primeiro em prestar todas as orientações sobre a lei, antes de começarmos a fazer valer a lei”, orientou a secretária Fernanda Moreira.

O mototaxista irregular que por flagrado nas ruas, além do inquérito policial, terá ainda o veículo apreendido e será multado em R$ 1.300. “Nossa intenção não é chegar a medidas extremas, mas também não permitiremos que as pessoas não são habilitadas para a profissão estejam nas ruas fazendo concorrência desleal com quem pagou as taxas, o seguro e participaram do processo seletivo da prefeitura”, frisou a secretária.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS