Através de palestras gratuitas o Sebrae leva aos professores e alunos da rede pública de ensino lições de empreendedorismo
O trabalho de implementação da cultura empreendedora é um dos alicerces de atuação do Sebrae. No sul de Rondônia esse trabalho não ficou restrito apenas ao ambiente empresarial e atendimento a micro e pequenas empresas. Partiu para o ambiente escolar, diretamente aos professores e alunos.
Há cerca de uma semana a escola estadual de ensino fundamental e médio, Castro Alves, localizada no município de Cerejeiras, cone sul de Rondônia, recebeu o técnico da unidade regional do Sebrae em Vilhena, Charif Mohamed, para uma palestra que englobou o tema empreendedorismo.
Mohamed discorreu sobre o tema de uma maneira pouco habitual. Amplamente utilizado no mundo dos negócios, o empreendedorismo foi tratado como tema educacional, afinal uma das competências das escolas é desenvolver alunos autônomos.
A maioria das escolas rondonienses desenvolve esse projeto intitulado ?Empreendedorismo na Escola?. O mecanismo possibilita o desenvolvimento de competências empreendedoras nos jovens estudantes, preparando-os para o mundo do trabalho onde estes aprendem como se organizar, agregar valor e redirecionar a força do trabalho para a autogestão, com criatividade, liderança e visão de futuro.
Algumas escolas realizarão através das ações do projeto, uma feira empreendedora no segundo semestre de 2010. Sebrae, Governo Estadual e todas as Prefeituras Municipais são parceiras nessa missão de levar o empreendedorismo à sala de aula.