Mudanças foram identificadas em pesquisa com público alvo de projeto; as ações começam a partir ainda deste mês
Um grupo de 23 micro e pequenos produtores da região de Ariquemes [RO] assimilou informações atualizadas sobre como proceder com a embalagem dos produtos que produz ou comercializa. Elas compõem o público alvo do Projeto Pólo das Agroindústrias Multissetoriais do município e assistiram à palestra “Design de embalagem – o que sua empresa pode ganhar com isso”.
A ação foi resultando de pesquisa de mercado que apontou em 98% o público do projeto indicando problemas em suas embalagens. Ao final da palestra, informa Saulo Gomes Leite, técnico do Sebrae, “foi definido trabalho de consultoria a ser realizado em agosto. A agenda se definirá até o dia 20 deste mês”.
As informações foram passadas durante palestra sobre embalagens realizada no último dia 5 de julho, em Ariquemes, mostrando a importância do visual do produto – atendendo necessidades do consumidor com um artigo de fácil manuseio e segurança.
“A embalagem é importante porque não basta à empresa ter um produto bom. O invólucro também tem que ser atrativo e ter informações quanto a questões como segurança e higiene”, informa Ellio Kreuz Verg.
Kreus Verg é da Secretaria de Agricultura de Ariquemes e coordena o Prove [Programa de Agroindustrialização da Pequena Produção Argopecuária]. Ele ressalta a necessidade de os produtores cumprirem o programa, “que orienta a embalagem como indispensável na formação de preço e na margem de lucro do agronegócio”.
“Os empresários identificaram necessidades e dificuldades para divulgar e comercializar seus produtos, descobrindo que, além de satisfazer necessidades de clientes, há a preocupação com itens dentro das normas de segurança e higiene”, reforça Geraldo Magela, do Sebrae em Ariquemes.
A prefeitura municipal de Ariquemes é parceira do Sebrae no projeto Pólo das Agroindústrias Multissetoriais, através do Prove, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura.
A palestra foi proferida por Vicente Carvalho, da Carvalho Design & Comunicação e credenciado pela Abre [Associação Brasileira de Embalagens], para quem “as pessoas não separam a embalagem do produto”.