NA REDAÇÃO – Os bastidores da notícia em RO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
FATOS FATAIS
No início da tarde desta quinta-feira (14), uma mulher foi morta após um assalto na avenida José Vieira Caúla, em Porto Velho. Testemunhas comentavam que no momento do assalto um dos homens que estavam em uma motocicleta 150 Honda/Fan, de cor vermelha, brigou com o assaltante que puxava a bolsa da senhora. Arrastada pela bolsa, em seguida levou um tiro na boca. No puxa-puxa, a arma dos assaltantes caiu ao chão e neste momento muitos comerciantes correram para frente de seus respectivos estabelecimentos com a intenção de ver o que estava acontecendo, viram o homem que disparou contra a vítima, pegando a arma e logo em seguida fugindo em alta velocidade. Um trabalhador seguiu os assassinos também de moto, até a rua Nicarágua, bairro Embratel, onde os acusados entraram e ainda ameaçaram atirar nele.
FATOS FATAIS II
Na última terça-feira (13) a vítima fatal do trânsito louco e violento de Porto Velho (RO), foi um jovem de 19, que foi literalmente esmagado pelas rodas de um Caminhão Baú de quatro trucks nas ruas da capital. O fato fatal aconteceu no início da tarde de terça-feira. Cabe as autoridades reverem os dois casos e ao menos minimizarem estas estatísticas lamentáveis da nossa cidade.
IMPUGNADOS
Com base na Lei Complementar nº 135/2010, Lei da Ficha Limpa, muitos candidatos em Rondônia tiveram suas candidaturas impugnadas, a maioria por condenações de improbidade administrativa e outros por contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União. Os casos mais notórios foram os casos de Carlinhos Camurça, Expedito Júnior, Ivo Cassol, os irmãos Donadon (Marcos e Natan). Os questionamentos que chegam na redação é sobre os procedimentos legais quanto as campanhas realizadas pelos que estão inclusos no LISTÃO. As campanhas continuam, pois a programação dos candidatos continua e agenda tá cheia. Vale ressaltar que os dados que foram publicados hoje pela imprensa sobre as impugnações são dados parciais, pois o listão pode aumentar a partir da lista das candidaturas registradas individualmente.
DROGAS
Porto Velho tem se transformado num nicho de violência bárbaro. As notícias que a redação mais apura dizem respeito aos casos policiais que acarretam na pequena metrópole de Rondon, as apreensões de drogas (mela, cocaína e maconha) acontecem a rodo e devem desguarnecer muitas bocas de fumo na capital. O impressionante é constatar que o número de jovens, adolescentes, tem se envolvido em todo o processo da rede de tráfico de entorpecentes, não basta consumir, tem que participar. Então é fácil ver menores e adultos conluiarem na transgressão com mais facilidade. Do traficante, ao endolador, do avião ao consumidor. O número crescente de casos de apreensões e prisões por envolvimento com tráfico na capital é absurdo. Essa semana pelo menos uma quantidade exorbitante de entorpecentes foram apreendidos pela polícia e prisões foram efetuadas (basta ir no BUSCA do Rondoniaovivo e colocar a palavra-chave APREENSÃO, veja a lista de matérias referentes). O que falta para que o combate as drogas seja efetivada com mais resultados antes de resultar em operações policiais?
CAMPANHA?
Incrível como continua o dispare entre ação dita eficiente da Prefeitura de Porto Velho no que diz respeito ao asfaltamento e obras de saneamento básico em algumas ruas e bairros periféricos e que são divulgados com afinco pela assessoria, mas na praticidade com as queixas que a redação recebe de alguns moradores, nem tanto assim a propaganda institucional tem surtido efeito. Pelo menos é o que se constatou no Jardim das Mangueiras 1, um dos bairros que está parcialmente asfaltado e aguarda há meses a continuidade da obra. Poeira, lixo, ferro-velho e moradores insatisfeitos. Falta coerência administrativa. Uma moradora ao ligar para a redação disse que esse asfalto todo na periferia é uma forma de impressionar possíveis eleitores. Será?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!