Vereador é contra Aterro Sanitário prejudicando liberação do Aeroporto de Cacoal

Vereador é contra Aterro Sanitário prejudicando liberação do Aeroporto de Cacoal

Vereador é contra Aterro Sanitário prejudicando liberação do Aeroporto de Cacoal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um passo importante para a liberação do Aeroporto Regional de Cacoal pela Agencia Nacional de Aviação Civil – ANAC foi dado semana passada pela Prefeitura de Cacoal, com a entrada em funcionamento do Aterro Sanitário de Cacoal. O Aterro está situado na Rodovia 383 entrada da Linha 04, distante cerca de 20 km de Cacoal. 
 
Desde quarta-feira, 23, os lixos residências do município estão sendo depositados no Aterro Sanitário, obedecendo todos os critérios técnicos e exigências da legislação ambiental, o que contribui para a liberação da pista de pouso do Aeroporto Regional Capital do Café, que deverá acontecer nos próximos dias, já que o lixão municipal ficava muito perto do aeroporto e conseqüentemente juntava muitas moscas e urubus, o que acumulava mau cheiro, além de resto de animais depositados.
 
Uma das exigências da ANAC – Agencia de Avião Civil para o funcionamento do aeroporto era a desativação do lixão, em razão, especialmente dos urubus. E isso a Prefeitura cumpriu com a operacionalização do aterro sanitário.
 
Na manhã desta terça-feira, dia 29, o vereador Valdomiro Corá (PV), vice-presidente da Câmara de Vereadores, reunido com diversos moradores residentes nas localidades do Aterro Sanitário foram protestar e manifestar o trabalho que é realizado no Aterro Sanitário, questionando a localidade, que os moradores não foram consultados sobre a obra, desobedecendo com isso todo os tramite legais de funcionamento do aterro, podendo ainda prejudicar a liberação do Aeroporto Regional de Cacoal pela ANAC.
 
O Presidente da Comissão Pró-Aeroporto e Hospital Regional de Cacoal – COPAHRC, professor Ismael Cury, juntamente com alguns integrantes, visitaram semana passada a instalação do Aterro afirmando que se trata de um deposito diário de resíduos sólidos urbanos (lixo) num lugar conforme determina a Legislação Ambiental em respeito ao meio ambiente e normas técnicas de operacionalização de aterro sanitário. “Pelo que observamos e ouvimos essas exigências estão sendo cumprida a risca”, destacou.
 
O prefeito Franco Vialetto ressaltou que a cidade deve ter uma preocupação maior com a destinação do lixo. “Há uma preocupação em depositar o lixo produzido na cidade de forma que o meio ambiente não seja prejudicado e o aterro foi planejado com todos os recursos técnicos num local apropriado”, disse.
 
De acordo com o Secretario Municipal de Meio Ambiente, Eduardo Pinheiro, o funcionamento do aterro, foi um trabalho intenso e de planejamento de muitos anos, para mudar definitivamente o lixão que funciona há mais de 20 anos no mesmo lugar, ao lado de onde se concentra um estabelecimento escolar, e principalmente para autorizar o funcionamento do novo aeroporto de Cacoal, que foi inaugurado dia 27 de março. “No aterro, há uma proteção no solo, por meio de mantas, que impede que substâncias químicas poluam o lençol freático e a região, além de monitoramento técnico mensal”, explicou Eduardo.  
 
Eduardo disse ainda que quando o lixão foi construído ele não estava em lugar irregular. “O que ocorre é que a cidade foi se expandindo e hoje o lixão precisa ser retirado do local que se encontra, já que agora ele está na área urbana da cidade e próximo ao Aeroporto”, explicou o secretário.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS