A parceria entre a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) de Porto Velho, tem levado às cerca de 200 famílias assentadas nos Projetos de Assentamento Joana D’Arc I, II, III e Porto Seguro, ações de promoção do direito ao exercício da cidadania. Nos dias 12, 18 e 19 os assentamento foram incluídos do Programa Cadastro Único (Bolsa Família, Cadastro do idoso, isenção da de taxa de concurso público, faculdade pública, redução de taxa de IPTU e de energia).
O Cadastramento Único é um instrumento que permite mapear e identificar as famílias de baixa renda, a fim de retratar a situação sócio-econômica da população. Ao conhecer as principais necessidade dessa população fica mais fácil para que os governos implantem serviços sociais que atendam as suas prioridades.
Segundo as extensionistas sociais da Emater, responsáveis pelos serviços de ates nos projetos de assentamentos, Virgínia Avelar e Luzia Duarte, “o evento foi de grande valia para a comunidade, pois além de oferecer os serviços do cadastro único, evitou o deslocamento dessas famílias até a cidade de Porto Velho”.
O evento contou com a participação da equipe técnica de Cadastro Único da Semas que salientou a preocupação da secretária Benedita do Nascimento Pereira em expandir esses programas sociais a todas as comunidades. Trabalhos como esses vêm sendo realizados em vários assentamentos em uma ação conjunta entre a Emater e entidades locais, a fim de oferecer aos agricultores maior acessibilidade aos programas e serviços de inclusão social.