O comandante do Corpo de Bombeiros de Rondônia, coronel Ronaldo Nunes Pereira, informou nesta quarta-feira, dia 23 de junho, que a auto-escada Magirus, estará operando em Rondônia já no início de agosto. A escada de fabricação alemã, de 37 metros, é um equipamento com custo de R$ 2,3 milhões, e servirá tanto para salvamento, como para o combate a incêndios em grandes alturas na capital, Porto Velho. O veículo já está caracterizado com a bandeira de Rondônia e com selo da Sesdec – Secretaria de Segurança do Estado.
Segundo o coronel Nunes, a escada Magirus é uma antiga reivindicação, e poderá operar em mais de 90% dos edifícios em caso de necessidade. A viatura pode ser operada por três tripulantes, um motorista, e dois combatentes. O motor é Turbo Diesel de seis cilindros e com controle de emissão de gases poluentes na atmosfera. O câmbio é mecânico/automático com sete velocidades. Direção hidráulica integral. Com tração 4x2.
Escada Magirus operada por controle remoto
A escada é de aço e alumínio, estabilizada hidraulicamente, com sustentação em quatro sapatas. Altura da mesma é de 37 metros e pode ser controlada desde um controle “joystick”. “Será a primeira auto-escada com controle remoto do Brasil”, ressalvou o Comandante Nunes.
A escada é giratória (gira até 360º sobre seu eixo) com ponte de salvamento para atuação de no mínimo oito pessoas simultaneamente. A cesta de resgate removível (tipo elevador) serve para três pessoas, com comando de operação da escada e dispositivo para receber maca de acidentado, com capacidade de agüentar até 270 quilos.
Compartimentos
Armazena no mínimo dois equipamentos completos de combate à incêndio, com mascaras autônomas, capacete, capa e calça. Pode conter também dois extintores de 12 quilos. O compartimento recebe também até três mangueiras de combate a incêndio.
Comitiva vistoria auto-escada Magirus
Na semana passada o secretário de Segurança do Estado, Evilásio Sena, o delegado Renato Eduardo Souza e o comandante Ronaldo Nunes foram até Ulm, na Alemanha, onde fica a fábrica da Iveco – Magirus para verificar a auto-escada que será transportada de navio até o porto de Santos. Logo após, será trazida via terrestre até Porto Velho, destino final.
Com a expedição de Rondônia, estavam também os comandantes do Corpo de Bombeiros do Acre e Mato Grosso, Flávio Pereira Pires, e Carlos Alexandre Rodrigues, sucessivamente.