Enquanto os grupos folclóricos ficam na expectativa da ajuda financeira que deve vir através de captação via Lei Rouanet.
********
O que praticamente está confirmado, não no total pretendido pela diretoria da Federon, mas, uma quantia razoável.
*******
Isso quer dizer que, os grupos folclóricos vão se apresentar na XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbas do Arraial Flor do Maracujá.
*******
Em conversa com o presidente da Federon Fernando Rocha, ficamos sabendo, que a primeira dama do estado dona Marli Cahula resolveu entrar na “briga”, juntamente com um candidato a candidato a deputado estadual representante de Porto Velho
*******
E reuniram diversos secretários de estado, inclusive os da área financeira, solicitando o empenho de todos, no sentido de telefonarem para as empresas instaladas em Rondônia, sugerindo que atendam a solicitação da Federon, no que diz respeito ao investimento nos grupos folclóricos.
*******
Essa reunião já surtiu efeito, pois uma entidade ligada às indústrias de Rondônia sinalizou com o apoio de R$ 50 Mil.
*******
Os grupos folclóricos foram informados, que a primeira dama do estado, até a noite de ontem 22, daria a noticia de mais empresas concordando em depositar ajuda na conta da Federon.
*******
Volto a dizer. Diante dessa mobilização liderada pela dona Marli, com certeza, o Flor do Maracujá acontecerá com a presença de todos os grupos folclóricos.
*******
Aqui louvamos a atitude da primeira dama dona Marli Cahulla pelo empenho em sanar o problema dos grupos folclóricos.
*******
Aliás, da festa estadual que é o Flor do Maracujá.
*******
Isso fez com que eu lembrasse, quando o Ruy Parra Motta o popular “SACA”, era Presidente da Fundação Cultural do Estado de Rondônia – FUNCETUR.
*******
Naquele ano, os recursos destinados aos grupos folclóricos, que iriam se apresentar no Flor do Maracujá, por motivos que só a burocracia sabe explicar, atrasou.
*******
Chegou à sexta feira, dia da abertura do Arraial considerado o maior evento cultural promovido pelo governo estadual o Flor do Maracujá e nada de dinheiro.
*******
Solenidade de abertura da festa confirmada para as 20h
*******
De repente chega ao Flor do Maracujá o ônibus (amarelo), da quadrilha Arrasta Pé de Candeias do presidente Carlos Cezar e em vez de saltar do ônibus os integrantes do grupo folclórico.
*******
Desceram praticamente todos os presidente de grupos.
*******
Desceram e foram para o meio da arena (curral de dança) e ficaram de braços cruzados.
*******
Ruy Motta (SACA) e toda a equipe da coordenação da Mostra de Quadrilha e Bois Bumbas.
*******
Estava aguardando apenas a chegada do governador que se não estou enganado era Valdir Raupp.
*******
Ao ver os presidentes dos grupos folclóricos no meio da arena de braços cruzados, achou estranho e foi até eles saber o que estava acontecendo. O dialogo foi mais ou menos assim:
*******
- O que está acontecendo que vocês estão aqui, mas, não estou visualizando nenhum grupo folclórico. Cadê os grupos escalados para dançar hoje à noite?
********
A resposta dos dirigentes folclóricos veio na “bucha”.
*******
- Os grupos só vão se apresentar depois que o governo depositar o dinheiro do convênio que já foi assinado na conta da Federação –Naquele tempo era Associação!.
********
Ruy Motta com aquela conversa que só ele tem.
********
Pediu aos dirigentes alguns minutos, mas, que “pelo amor de Deus vão logo buscar os brincantes para a abertura do Arraial que vou dar um jeito em arranjar o dinheiro.
********
O pessoal ficou esperando no meio da arena (curral de dança).
********
E depois de aproximadamente meia hora, chega o Ruy Motta com um talão de cheque e saia “pagando” cada um dos grupos.
********
Diante do pagamento do cachê, os dirigentes dos grupos escalados para aquela noite correram para seus barracões e trouxeram os brincantes para dançar no Flor do Maracujá.
********
Ruy Motta conseguiu na segunda feira liberar o convênio e a grana foi depositada na conta de cada grupo.
*******
Este ano quem está assumindo essa parte é a primeira dana do estado de Rondônia dona Marli Cahula.
*******
Um pouco tarde, mas, pelo menos assumiu.
*******
Ontem a noite aconteceu no Teatro Banzeiros, reunião da Federon para decidir, diante de tudo que está acontecendo (positivamente), os grupos vão ou não se apresentar no Flor do Maracujá.
********
Tenho quase certeza que sexta feira dia 25, os grupos escalados estarão se apresentando maravilhosamente e assim vai acontecer até o dia 4 de julho.
********
O Flor do Maracujá está praticamente garantido.