Jogos da Copa e o Brasil – Por Domingues Jr.

Jogos da Copa e o Brasil – Por Domingues Jr.

Jogos da Copa e o Brasil – Por Domingues Jr.

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Obediência
 
A seleção japonesa passou por Camarões graças a um sério compromisso tático, muita disciplina e um bocadinho de sorte. E isso aconteceu em vários outros jogos. A Copa de poucos gols é pragmática, fechada, com pouca novidade tática e quase nenhuma técnica até aqui. Até mesmo os times africanos entraram nessa. Seus treinadores europeus fizeram de equipes que davam show, times frios e calculistas. Para a África, até aqui, o resultado é péssimo. Só Gana venceu. A equipe de Parreira não tem um treinador europeu e quase venceu seu jogo. Ficou no empate por qual razão? Um a zero estava bom...
 
Quem diria
 
A exceção é, incrível dizer isso, a seleção alemã. Como seu próprio capitão definiu, é a Alemanha mais talentosa dos últimos anos. Resta saber se era isso mesmo que o treinador havia preparado, ou se foi algo que ocorreu em função de vários desfalques, que o obrigaram a investir em novos talentos e também a improvisar. A mais talentosa é também a Alemanha mais jovem, com média de 24 anos. Você pode até dizer que venceu uma seleção fraca, a da Austrália. Concordo. Mas existem várias maneiras de se ganhar de um time frágil. Os alemães mostraram a maneira bonita de se fazer isso.
 
Decepção
 
Ainda é cedo para se falar em frustração com essa ou aquela seleção. Claro que esperávamos mais da Holanda. Mas a Laranja pegou um adversário antigo e rival histórico, a Dinamarca. Estreia assim  não pode ser tão cobrada. O mesmo pode se dizer da Inglaterra e da Argentina. Não mostraram nada de mais, mas também não deram sinal de que tem algo de menos. Numa Copa de pouco brilho, qualquer flash pode ser decisivo.
 
É o Brasil
 
Independentemente disso o Brasil joga sua primeira partida contra uma equipe fraca. Tudo bem que a Coreia do Norte aposta na força e na concentração e acredita que pode surpreender. Tem a seu favor o fato de que vive isolada e ninguém conhece seu futebol? Não vejo assim: é ponto a favor do Brasil. Um time que não saiu das fronteiras, deve ter muito pouco a oferecer e aprontar. É para golear. Menos que isso será preocupante. Ainda mais depois de tanto segredo nos treinos de Dunga.
 
Bastidores
 
Confusão entre trabalhadores e polícia por falta de pagamento mostra mais um pouco do lado avesso da Copa. Lindos estádios e grandes obras, mas muita gente insatisfeita num retrato de pais pobre que deseja sair dessa e fazer bonito. Torço para que a competição traga bons retornos para a gente daquele país. Mas não às custas de corrupção e injustiça.
 
Eita!
 
A Jabulani pode até ser inocente, mas que Copa é essa? Frangos históricos, gol contra esquisitíssimo e lances bizarros, marcaram a primeira rodada do Mundial. Disse eita, na abertura do texto, porque é também interjeição de espanto no linguajar diário da África do Sul. Eita, vamos falar bastante isso nos próximos dias. 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS