FARO participa da II Conferência Internacional – Meio Ambiente e Patrimônio Histórico EFMM

FARO participa da II Conferência Internacional – Meio Ambiente e Patrimônio Histórico EFMM

FARO participa da II Conferência Internacional – Meio Ambiente e Patrimônio Histórico EFMM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Porto Velho se destacou entre a Comunidade Internacional com a organização da II Conferência Internacional Meio Ambiente e Patrimônio Histórico EFMM.
 
 A Conferência Internacional Meio Ambiente e Patrimônio Histórico EFMM que visa proporcionar a difusão pública da memória construída em torno da história da Estrada de Ferro, aconteceu no Auditório OAB nos dias 31 de maio e 1º de junho com o objetivo de promover o diálogo de produções intelectuais, artísticas e culturais.
 
O evento foi organizado pela Associação dos Amigos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré - AMMA, Instituto de Arquitetos do Brasil – Rondônia e Madeira Mamoré Railway Society e contou ainda com parceiros como a OAB e a FARO – Faculdade de Rondônia.
 
O arquiteto e presidente da AMMA, Luiz Leite, agradeceu em discurso o apoio dado pela Instituição ao evento que vem tratar de um assunto de extrema importância para comunidade local.
 
A programação incluiu uma série de debates sobre problemáticas ambientais da região entre elas as Usinas Hidrelétricas do Madeira, que embora sejam um marco de crescimento e evolução para capital trazem consigo inúmeros impactos. Para complementar o debate foi lançado o filme “Rio Madeira: A vida antes das barragens”, produzido pelo diretor norte-americano David Reek, que viajou em 2007 durante dois meses pelo baixo madeira registrando a realidade das comunidades ribeirinhas.
 
Os participantes da Conferência foram surpreendidos quando o Conferencista norte-americano Gary Neelemam iniciou sua participação no evento. Gary que é jornalista e escritor mostrou um material inédito sobre a história de Rondônia, fotos e jornais originais que foram desenvolvidos durante a construção da EFMM. “Esse material foi produzido pelo fotógrafo norte-americano Oscar Pylern no início do século passado. Fiz questão de trazê-lo para esta Conferência para que todos possam ter acesso a esse acervo tão importante”. Neelemam que também é cônsul honorário do Brasil em Utha, nos Estados Unidos afirmou que veio de tão longe para participar deste evento, pois sabe da importância histórica que a EFMM tem para o mundo “Não podemos deixar que esta história seja esquecida, nosso trabalho na Conferência é estimular o resgate de tudo que aconteceu e fomentar debates em busca de soluções para as problemáticas regionais”.
 

Durante os dois dias de atividades foram feitas ações de sensibilização e conscientização das comunidades locais incluindo a efetivação de políticas públicas que incentivem e garantam a preservação dos bens de relevância histórica. Muitas questões foram levadas a debate e a população participou efetivamente, inclusive sugerindo uma carta aberta para o Governo Federal com as pautas discutidas na Conferência.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS