Vaca Móvel e Rufião presentes na Expovel 2010

Durante os dois primeiros dias da Expovel dois veículos que prestam apoio técnico à produtores de leite estarão presentes no parque de exposições em Porto Velho. A vaca móvel e o Rufião são veículos que levam ao produtor rural informações sobre a qualidad

Vaca Móvel e Rufião presentes na Expovel 2010

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante os dois primeiros dias da Expovel dois veículos que prestam apoio técnico à produtores de leite estarão presentes no parque de exposições em Porto Velho. A vaca móvel e o Rufião são veículos que levam ao produtor rural informações sobre a qualidade do leite e do rebanho leiteiro.
A iniciativa de expor laboratórios itinerantes que contribuem para a melhoria da produção leiteira em Rondônia é do projeto de Leite e Derivados desenvolvido pelo Sebrae e por seus parceiros. Durante os próximos dias 5 e 6 as pessoas presentes no Parque de Exposições poderão conhecer de perto a estrutura que leva informações in loco aos produtores de leite.
Os equipamentos estarão expostos com a prestação de orientações sobre seus funcionamentos e sua importância para o projeto. Estarão no espaço da Emater. O projeto do Sebrae tem a expectativa de atender, até o ano de 2011, cerca de 500 propriedades leiteiras no Estado com os dois veículos. Ambos levam toda estrutura capaz de analisar a qualidade do leite e do rebanho leiteiro e são operados por médicos veterinários da empresa IBS – Instituto Biosistêmico do Estado de São Paulo.
Vaca móvel
A Vaca Móvel é um laboratório itinerante que possibilita a realização de análises de qualidade e composição nutricional do leite. Com a visita técnica os resultados são dados ao produtor na hora da análise, contendo as características físico-químicas, temperatura, acidez, densidade e os elementos que podem alterar a qualidade do leite
Rufião
O principal objetivo do Rufião é obter um maior índice de fertilidade e menor intervalo entre partos. Através do aparelho de ultrassonografia, é realizado o diagnóstico precoce de gestação a partir de 28 dias e determinar o de sexo fetal a partir de 55 dias até 75 dias nas vacas leiteiras.
O Sebrae desenvolve o projeto de Leite e Derivados em Rondônia com a parceria da Emater, Embrapa, Idaron, Senar, Sedes, Seagri, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Sedam, SFA, Sindleite, Codeter ,Câmara Setorial do Leite, prefeituras de Cacaulândia e Mirante da Serra e Governo do Estado de Rondônia. (Otávio Fagote)
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS