TECNOLOGIA - “Vaca móvel” atende a 500 produtores de leite em RO

Mecanismo tem objetivo de colocar no mercado derivados lácteos de melhor qualidade ao consumo

TECNOLOGIA - “Vaca móvel” atende a 500 produtores de leite em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os 500 produtores de leite de 13 municípios participantes da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados no Território Central da Cidadania em Rondônia, responsáveis pelo fornecimento de matéria-prima a oito indústrias de laticínio do Estado, contam desde o dia 10 de maio com o “Vaca móvel”. Pertencente ao Instituto Biosistêmico de São Paulo, o veículo apoia as ações de consultoria tecnológica de gestão e produção de leite com qualidade.
 
Dentro de uma ação continuada, a atuação do veículo vai até o final de 2010, depois de ser empregado na capacitação de mais de 500 produtores, que serão capacitados em gestão da propriedade, produção de leite com qualidade e técnicas agrossilvopastoris.
 
Tecnologia inovadora, o veículo foi disponibilizado pelo Sebrae em benefício dos produtores de leite situados nos municípios de Urupá, Jaru, Ji-Paraná, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari, Theobroma, Teixeirópolis, Nova União e Vale do Paraíso.
 
“O atendimento do veículo terá como foco o arranjo e a adequação do processo produtivo para melhoria da qualidade do leite”, informa Sebastião Oliveira, gestor do projeto Cadeia Produtiva do Leite no Sebrae. Ele explica que a consultoria será desenvolvida com análise da qualidade do leite produtivo em duas etapas.
 
A primeira, in loco, com análise físico-químicas, sobre coloração, viscosidade, porcentagem do teor de gordura, porcentagem do extrato seco desengordurado, aguagem no leite, de proteína, quantidade de sólidos totais, densidade do leite, temperatura e congelamento, graduação da acidez etc. A outra, com a coleta de amostras do leite de cada propriedade, refrigeradas e armazenadas no “vaca móvel”, 72 horas antes de enviá-las a laboratório para análise.
 
De acordo com Sebastião, o laboratório, credenciado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), fará ainda nesta segunda fase, estudo sobre a contagem de células somáticas e contagem bacteriana total. “Dependendo dos resultados, serão propostas soluções par a adequação do produto de acordo com a legislação”.
 
E para melhoria do produto já adequado, além de propor as soluções, o mecanismo prevê a capacitação dos produtores para executá-las. O resultado das análises do leite enviadas ao laboratório credenciado pelo Mapa será entregue aos produtores, com as devidas recomendações técnicas.
 
Parceiros
 
São parceiros da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados no Território Central da Cidadania em Ji-Paraná Emater, Embrapa, Idaron, Senar, Sedes, Seagri, Bando do Brasil, Banco da Amazônia, Sedam, SFA, Sindleite, Codeter e Câmara Setorial do Leite.
 
Serviço:
Sebrae/RO – 69 – 3423-4882
Central de Relacionamento – 0800 570 0800
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS