Sociedade organizada discute o funcionamento do Aeroporto de Cacoal

Após dois meses de inauguração e sem entrar em funcionamento, a COPAHRC, Comissão Pró Aeroporto e Hospital Regional de Cacoal, convidou nesta quarta, 25, membros de diversas áreas da sociedade para discutir o funcionamento do aeroporto de Cacoal. Na visão

Sociedade organizada discute o funcionamento do Aeroporto de Cacoal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após dois meses de inauguração e sem entrar em funcionamento, a COPAHRC, Comissão Pró Aeroporto e Hospital Regional de Cacoal, convidou nesta quarta, 25, membros de diversas áreas da sociedade para discutir o funcionamento do aeroporto de Cacoal. Na visão da administradora do aeroporto, Shirley Borges, a reunião visa unir forças, política e empresarial, para apresentar o potencial econômico da região às companias aéreas, visando o funcionamento do aeroporto Capital do Café.
 
De acordo com Ismael Cury, membro da Comissão, é hora de unir forças para chamar atenção das autoridades políticas municipais, estaduais e federais, para que se empenhem na concretização deste sonho. “Temos o melhor aeroporto da região. O que falta agora é apenas empresas com intenção de voar daqui para todo o Brasil” destacou.
 
Segundo o presidente da Câmara de Cacoal, vereador Katatal, o governador João Cahulla está empenhado na solução deste problema, destacando que o Estado já entrou em contato com o presidente da Trip para solicitar vôos para Cacoal, sem interferir nos vôos de Ji-paraná. Katatal citou que as empresas, Azul, Passaredo, Rima, dentre outras foram convidadas a conhecer o aeroporto e o potencial econômico de Cacoal e da região. Os estudos de viabilidade comercial, mostra de forma positiva o potencial da região, destaca a vocação agropecuária, empresarial, e turística.
 
“A falta de representatividade politíca é o fator principal do nosso aeroporto ainda não estar funcionando. Veja a cidade vizinha, têm senador, deputados estaduais e federais. É claro que as empresas são assediadas pela classe política. Quem não quer um aeroporto funcionando no quintal da nossa casa” destacou katatal.  
 
O ex-prefeito Divino Cardoso destacou o empenho da Comissão para realização desta obra. Falou, também, do ex-deputado federal, Nilton Capixaba, que teve papel fundamental para que este aeroporto viesse para Cacoal. De acordo com Divino, foi o Capixaba que solicitou, em audiência, ao presidente Fernando Henrique Cardoso, a construção do aeroporto para Cacoal. “Não interessa o que foi feito, precisamos unir forças para pensarmos o que vamos fazer de agora em diante” disse.
 
A ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão, destacou o papel de Divino Cardoso e o apoio da Câmara para o andamento da obra. Ela conseguiu a liberação da Câmara para compra do terreno do aeroporto, que pertencia ao Basílio Taxista, Nério Bianchini e membros da família. Em sua gestão, foi aberta a estrada que dá acesso ao aeroporto, aquisição e a doação do terreno para o Estado.
 
“Foram anos de trabalho, envio de projetos, aquisição de terreno, para que esta obra viesse a ser inaugurada. Agora queremos vôos comerciais para atender a demanda da nossa cidade e de toda região” destacou.
 
O atual prefeito de Cacoal, Franco Vialetto, falou do trabalho que a prefeitura está realizando para dar celeridade nos vôos. Dentro de 40 dias o lixão será desativado e começará a funcionar o aterro sanitário. Uma empresa do Rio Grande do Sul assinou convênio com diversos municipios da região para atender a demanda do lixo e solucionar definitivamente o lixão nas proximidades do aeroporto Capital do Café. 
 
Qualidade da Pista
O Comandante Bruno Singi, piloto com mais de 20 anos de experiência e 10 mil horas de vôos, falou da qualidade da pista, destacando o cumprimento e a largura da pista com 2.100m, o estacionamento das aeronaves, o sistema de drenagem para impedir o acúmulo de água, sinalização da pista e a localização sem obstáculo geográfico, fato raro em aeroportos do mundo. O piloto realizou um pouso com um jato executivo da Embraer, modelo Phenom 2009.
 “A população pode ter certeza de que esta obra está dentro dos padrões exigidos pelos órgãos competentes que regulamentam a aviação civil no Brasil. Parabéns aos idealizadores deste grande projeto” destacou.
 
O aeroporto de Cacoal, iniciado em 2002 e concluído em 2010, contou com investimentos na ordem de 20 milhões de reais. Os equipamentos instalados, como a esteira de bagagens, o detector de metal, as câmeras de segurança, alojamento para os bombeiros, o caminhão de combate a incêndio, já estão nas depêndencias do aeroporto para proporcionar segurança e o bom funcionamento do empreendimento, que terá capacidade inicial de realizar 700 vôos anuais. Moderno e funcional, o aeroporto de Cacoal é a prova definitiva de que, em Rondônia, o progresso chega voando.
 
Estiveram presentes na reunião, os juízes da Vara do Trabalho de Cacoal, Horácio Pires Segundo, Ana Maria Rosa, a juiza da 1ª Vara Cível de Cacoal, Euma Mendonça Tourinho, o presidente da OAB Subseção de Cacoal, Tony Pablo, comandante do 4º Batalhão de Cacoal, Major Basila, representando o 4º Grupamento dos Bombeiros de Cacoal, Tenente Andarade Júnior, a vice-prefeita Raquel Carvalho, vereadores Fernando Minervino, Ury, Brizon, lideranças da educação, Unesc, Unir, Facimed, secretários municipais e advogados que participam da comissão pró-aeroporto e hospital regional de Cacoal. 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS