Centro Cultural Gabgirey realiza 2ª Feira Cultural Indígena

Centro Cultural Gabgirey realiza 2ª Feira Cultural Indígena

Centro Cultural Gabgirey realiza 2ª Feira Cultural Indígena

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Centro Cultural Gabgirey, localizado na Linha 11, (Terra Indígena 07 de Setembro), Aldeia Joaquim, foi palco sábado, 15, da 2ª Feira Cultural Gabgirey do Povo Indígena Suruí. A Feira contou com o artesanato em coco, madeira, semente, utensílios decorativos e utilitários, colares, arco e flecha produzidos pelas várias etnias das localidades.

Além da legítima arte de herança milenar, os índios comercializaram folhas, raízes, plantas medicinais, caças e pescas que dão sustento a sua sobrevivência. O evento reuniu 10 barracas no Centro Cultural Gabgirey e durou todo o dia de sábado. 

Os assessores indígenas da Prefeitura de Cacoal Paline Suruí e o sertanista Francisco de Assis da Silva, juntamente com a Presidente da Fundação Cultural de Cacoal, professora Maria Lindomar dos Santos, estiveram prestigiando a feira. “É importante para incitar uma reflexão sobre a luta dos povos indígenas, a partir da divulgação da sua arte, associada às ações de preservação, fomento e comercialização”, destacou Maria Lindomar.

O sertanista Francisco de Assis que há mais de 30 anos trabalha com os indígenas destacou que os índios de Rondônia estão organizados e empenhados em resgatar sua tradição e cultura como forma de assegurar autonomia e sustentabilidade de suas aldeias.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS