Aniversário do Mercado Cultural reúne cerca de mil pessoas em Porto Velho

Aniversário do Mercado Cultural reúne cerca de mil pessoas em Porto Velho

Aniversário do Mercado Cultural reúne cerca de mil pessoas em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um público de aproximadamente mil pessoas prestigiou as atividades do primeiro aniversário do Mercado Cultural em Porto Velho, realizadas no último sábado (15/5) pela Fundação Municipal de Cultura Iaripuna. Reconstruído pela prefeitura e reinaugurado em 15 de maio de 2009, o Mercado é uma referência da cultura do município e durante um ano de atividades mobilizou aproximadamente 45 mil pessoas, entre artistas e público que participaram das atividades culturais promovidas em todos os finais de semana. A festa do sábado também foi em comemoração aos 48 anos do Bar do Zizi, lembrando a luta de resistência feita em prol do prédio do mercado, cujo terreno, depois de um incêndio que destruiu parte do mesmo, foi doado pela prefeitura para um empresário local.
 
A festa de aniversário do Mercado Cultural reuniu um grande número de pessoas que conhecem e curtem as tradições e a cultura do município: professores, estudantes artistas, jornalistas e historiadores. O prefeito Roberto Sobrinho prestigiou o evento com a esposa Lucilene Peixoto e os filhos, além de secretários municipais e outros assessores.
 
A programação cultural começou pela manhã com o projeto de música  instrumental do professor Telêmaco, que faz parte da Escola Municipal de Música Jorge Andrade. Também foi promovida uma exposição de artesanato e servidos pratos de comida regional. Durante todo o dia, o público pode apreciar uma coletânea de vídeos sobre o município produzidos pelo vídeo maker e fotógrafo Luiz Brito. Às 20h, foi iniciado o show musical com a participação do ‘Fina Flor do Samba’, um projeto do compositor Ernesto Melo, que nasceu com a reinauguração do Mercado Cultural e que em todas as sextas-feiras apresenta um grande número de artistas da cidade. Também se apresentaram os grupos ‘Anjos da Madrugada’ e ‘Quilomboclada’ e o cantor ‘H. Montenegro’, além de artistas convidados.
 
De acordo com Berenice Simão, vice-presidente da Fundação Municipal Iripuna, o Mercado Cultural tem sido palco para uma série de atividades promovidas pelo órgão: com exposições, espetáculos teatrais e musicais, e programação de cinema e DVD. “O mercado sempre ocupou um espaço importante na cidade, primeiro quando servia como entreposto comercial e era um ponto de encontro dos moradores e mesmo depois de ter sido semi-destruído por um incêndio continuou sendo uma referência para a comunidade, que se encontrava no Bar do Zizi, ocupado por um dos boxes remanescentes do mercado. Localizado na frente da Praça Getúlio Vargas (recentemente reformada pela prefeitura) e do Palácio Presidente Vargas (sede da administração estadual), o local também foi marcado por lutas políticas e movimentos de reivindicação de funcionários públicos e trabalhadores do setor privado”.
 

A reinauguração do Mercado faz parte do Programa de Revitalização do Centro Histórico de Porto Velho, que inclui a reforma das praças localizadas no centro da cidade, a reforma do Mercado Central (recentemente entregue para a população), a reforma da praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (que está em andamento, sendo que a recuperação de dois antigos galpões da ferrovia já foi concluída), e a construção (em andamento) do Porto do Cai N`água e do ‘Parque das Águas’, que vai ocupar parte da área ribeirinha do bairro Triângulo.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS