Secretário da Saúde e equipe técnica vistoriam obras do hospital infantil Cosme e Damião

Secretário da Saúde e equipe técnica vistoriam obras do hospital infantil Cosme e Damião

Secretário da Saúde e equipe técnica vistoriam obras do hospital infantil Cosme e Damião

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Se tudo ocorrer dentro do cronograma, em 10 meses as crianças que necessitam de atendimento médico em Porto Velho vão contar com uma unidade de saúde mais ampla e adequada para a prestação de serviços com qualidade. Trata-se do novo Hospital Infantil Cosme e Damião que está sendo construída em uma área de 3.416,05 m², anexa ao Hospital de Base Ary Pinheiro. As obras, iniciadas em março de 2010, foram vistoriadas na manhã desta quarta-feira (12) pelo secretário estadual de Saúde, Milton Moreira, a adjunta da Sesau, Josefa Lourdes, a diretora do hospital, Marilene Penatti, o diretor do HB, Amado Rahhal, entre outros técnicos.
 
Com recursos da ordem de R$ 6 milhões, das compensações da usina hidrelétrica Santo Antônio, o hospital será composto por dois andares (com estrutura adequada para a construção de mais dois futuramente), terá a capacidade ampliada de 59 para 80 leitos com acompanhante em relação ao atual prédio que funciona na rua Rafael Vaz e Silva, no bairro Liberdade, além de pronto socorro e ambulatório separados, quatro consultórios médicos, três salas de triagem, salas diferenciadas para aulas, aplicação de medicamentos, de atendimento psicológico, assistência social, de inalação, de reidratação, de raios-x, de informática e para coleta de leite, além de brinquedoteca, setor administrativo e farmácia.
 
Com relação à capacidade, o secretário explicou que mesmo sendo ampliada é insuficiente, se considerada a demanda atual, que é de 250 a 300 crianças por dia. Mas a expectativa é que nos próximos anos o município estruture unidades para o atendimento básico e com isso serão de competência do Cosme e Damião apenas os casos que requerem internação. “A exemplo do que aconteceu com o pronto socorro João Paulo II, que hoje atende apenas aos pacientes de seu perfil, conforme a classificação por riscos normatizada pelo Ministério da Saúde, já há discussão entre o Estado e a Prefeitura da Capital, onde a demanda é bem maior, para que o mesmo ocorra com o Cosme e Damião, que só é superlotado porque pelo menos 90% das crianças atendidas atualmente poderiam ser levadas a uma unidade municipal”, disse o secretário, completando que as negociações são intermediadas pelo Ministério Público do Estado, através do promotor de Justiça, Hildon Chaves.
 
Entre as vantagens apresentadas pela diretora Marilene Penatti quanto à área onde o hospital está sendo construído, está o uso comum de alguns serviços do HB, como tomografia, ressonância magnética, centro cirúrgico, almoxarifado e lavanderia.
 
Para Amado Rahhal, a construção do novo hospital infantil, somada a outros investimentos realizados no HB, pronto socorro João Paulo II, entre outras unidades de saúde, demonstra a preocupação do Governo do Estado em garantir atendimento cada vez mais qualificado à população rondoniense.
O secretário Milton Moreira reforçou que a construção consiste na concretização do sonho da administração estadual, e dele como profissional médico e titular da pasta da saúde, de oferecer estrutura adequada ao atendimento pediátrico, hoje oferecido em prédio alugado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS