Perguntas...
Que bem o argentino Farias faria para o Palmeiras? Aliás, que bem uma contratação para o ataque faria para o Verdão? O torcedor tem feito tantas perguntas e recebido tão poucas respostas que já não sabe bem o que fazer, pra onde ir, como torcer. O Palestra não é nem sombra daquilo que merece ser e que um dia já foi. Anda sem personalidade até para entrar na área e bater um pênalti. Aí a razão de uma notícia como a da possível contratação do atacante argentino, que hoje defende o Porto, aparecer com ares de salvação da pátria.
Sem respostas
Mas a diretoria sabe, a torcida também e a Traffic, empresa que administra o marketing do clube, sabe ainda melhor, que o Palmeiras não entrou no Brasileirão com o planejamento ideal, a estratégia correta e aquela cara de quem vem para decidir. Mudanças são muito necessárias. Eu começaria trocando de técnico. Ainda dá tempo, o campeonato está no começo. Mas também faria uma ação para gerenciar a crise do time com a torcida e seus jogadores. O que acontece que eles não querem ficar lá? Da onde o medo? Que clima é esse que nasceu no parque Antarctica? Olha aí, também estou cheio de perguntas.
Semana
O Brasileirão começou. Nenhuma surpresa, pouca torcida, um namoro inicial. Os torcedores ainda estão digerindo os estaduais, alguns devorando a Libertadores e muitos pensando mais na Copa do que na cozinha. De qualquer modo a bola está rolando. Os grandes tentarão ser grandes, especialmente em casa, e os pequenos querem provar que são muito mais que um rostinho bonito que veio da Série B. Será mais um Brasileirão equilibrado e emocionante. Mesmo com o Mundial no meio dele.
Lições
Por falar em Libertadores, o Inter encara o fantasma e as bruxas do Estudiantes. Tem tarefa árdua: pega o atual campeão da competição e um osso sempre duro de roer. Mas ninguém terá vida fácil entre os brasileiros. Dois deles são gigantes e conhecem bem a competição: São Paulo e Cruzeiro. Um vai ficar pelo meio do caminho. O Flamengo também tem adversário perigoso e que já conhece. Será que aprendeu alguma lição na Universidade do Chile?
Festa
O Chelsea, dos brasileiros Alex e Belletti, é campeão inglês. Fico feliz pela conquista do amigo cascavelense e por ver um time assimilar rapidamente a eliminação na disputa européia, desbancar o Manchester United e ainda poder levantar pela primeira vez em sua história outra taça local no mesmo ano. O clube pega o Portsmouth na final da Copa da Inglaterra no próximo sábado e tem tudo para conseguir a dobradinha: seu adversário foi o lanterna na Liga.
Aqui
Aconteceu o que a maioria esperava: os quatro clubes de Porto Velho vão assistir pela TV a festa do interior. Rolim e Ariquemes, VEC e Espigão decidem quem vai para a final. Prevaleceram o planejamento, o profissionalismo, as parcerias e o melhor futebol. Procurar culpados na imprensa, no governo ou nas teorias de conspiração é olhar pela janela, não para o espelho.