Cassol tenta emplacar irmã no Tribunal de Contas na última hora
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Quase novo conselheiro
Wilber Coimbra ainda não é o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O deputado foi indicado pela Assembleia Legislativa para ocupar a vaga que era de Natanael Silva, que perdeu o cargo na semana passada por determinação do Superior Tribunal de Justiça – STJ.
Pressão
Wilber conta com 17 assinaturas e a indicação, mas a votação só acontece nesta terça-feira e a tropa de choque do ex-governador Ivo Cassol está correndo atrás dos deputados para tentar reverter a situação em prol de sua irmã, Jaqueline Cassol, ex-diretora do Detran. Tiziu Jidalias, que comanda essa tropa, tem em mãos 5 assinaturas.
Mudanças
A sessão de amanhã será tumultuada em função dessa indicação. Os deputados não pretendem ceder as promessas de Cassol, mas informações de bastidores revelam que o ex-governador teria algumas gravações que comprometeriam alguns parlamentares. Esse material estaria sendo usado como moeda de troca nessa negociação. Se isso for verdade, Wilber pode dormir conselheiro e acordar deputado, de novo. E isso vai comprovar a influência do ex-governador sobre o Legislativo Estadual.
Perfil
Wilber Coimbra é filiado ao PSB, tem 35 anos e é advogado. Foi eleito deputado estadual em 2006 e desde que assumiu priorizou a elaboração de leis que favorecessem a Polícia Militar, corporação que integra. Foi o primeiro praça a assumir a presidência da Associação Tiradentes da Polícia Militar – ASTIR, maranhense de Cururu, está em Rondônia desde 1993. Foi eleito deputado estadual com 9.032 votos.
Pressões
A pressão que vinha sendo exercida pelo ex-governador Ivo Cassol para que sua irmã Jaqueline Cassol fosse indicada para o cargo não funcionou. No fim de semana, emissários de Ivo conversaram com deputados para tentar convence-los de indicar Jaqueline, mas não funcionou.
Denúncia
Já que o assunto é Tribunal, o cidadão Domingos Borges da Silva telefonou hoje para a coluna afirmando que “nunca fez nenhuma denúncia contra o Tribunal de Contas ou contra qualquer conselheiro”. Ele disse que “foi criado um e-mail fantasma que foi usado para enviar e-mails para o Ministério Público Federal e para os jornais”. Borges disse ainda que vai tomar providências para descobrir quem usou seu nome para fazer as denúncias.
PT e PP
David Nogueira, secretário de comunicação PT declarou que “não existe a menor possibilidade do PT coligar com o PP (Ivo Cassol) para as eleições deste ano. Para Nogueira, “o momento econômico do Estado é visto como extremamente promissor, entretanto, na avaliação dos petistas, o Governo não soube capitalizar, de forma competente, as inúmeras oportunidades criadas na região pelo Governo Federal. Há um consenso sobre as possibilidades da região, no entanto, no campo político, precisaria avançar mais”.
E mais
David Nogueira acrescentou “respeitamos a sigla, mas hoje o PP é Cassol. Ele já disse várias vezes que não respeita partido e que o importante é a pessoa (...dele). Isso, para nós, é complicado, pois soa a oportunismo. Somos orgânicos, partidários, respeitamos as instâncias, a participação social e o debate democrático. Infelizmente, o Ex-Governador representa tudo diferente disso. O Estado está quebrado e a situação fiscal e tributária é dramática. A saúde está na UTI, a segurança pública está a míngua e a educação atravessa uma grave crise. É só olhar em volta. Como compor com uma representação política desse perfil? Não há possibilidade”, afirmou Nogueira.
Porém
Falando em “capitalização” de bom momento que o Estado atravessa, lembramos que o maior reflexo disso está na Capital, administrada pela “companheirada”. E a prefeitura de Porto Velho é um grande exemplo de como uma cidade não deve ser administrada. Problemas crônicos como falta de saneamento não foram resolvidos. A questão habitacional é outra problemática que a gestão petista não conseguiu resolver, assim como as dezenas de obras que estão inacabadas, seja por erro de projeto ou por falta de estrutura por parte das empresas licitadas. O trânsito virou outro problema grave cujos reflexos são imediatos na rede pública de saúde, seja ela estadual ou municipal. Portando, se for para comparar as administrações, creio que a companheirada perde feio. O Centro Político Administrativo está quase pronto e a Avenida Vieira Caúla, cujas obras começaram ainda na primeira gestão de Roberto Sobrinho, continua inacabada.
Subfaturado
Proprietários de imóveis em Mutum-Paraná andam reclamando dos valores que o consórcio de Jirau anda pagando nas indenizações. Eles se queixam que o dinheiro é insuficiente para comprar “outra casa até na periferia de Porto Velho”. Sobre isso tenho a dizer o seguinte: imóveis em Jacy-Paraná e Mutum-Paraná nunca foram valorizados. Eles tiveram um aumento significativo devido a chegada das usinas. Os altos preços precisam ser combatidos, mas já que os consórcios são responsáveis pela alta, eles que paguem o valor de mercado.
Vilhena
Valdir Raupp voltou a defender junto ao Ministério das Cidades, a liberação de R$ 11 milhões para obras de drenagens e pavimentação asfáltica das ruas Tancredo Neves e 1.705, em Vilhena. Esta semana, o senador agendou uma audiência do prefeito Rover com a Secretária-Executiva Adjunta do Ministério das Cidades, Tereza Cristina, para tratar a respeito do plano de ação das obras.
Educação
O Ministério da Educação (MEC) já definiu as datas de inscrição e como vai funcionar a próxima rodada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem 2009) e quiserem disputar vagas em instituições públicas de ensino superior deverão acessar o sistema no período de 10 a 14 de junho. O MEC ainda não tem uma estimativa de quantas universidades e institutos vão participar do processo, nem de quantas vagas serão oferecidas. Ainda essa semana começará o período de adesão para as instituições interessadas em participar do Sisu. Para o primeiro semestre de 2010, 51 universidades participaram, mas nem todas fazem processos seletivos duas vezes ao ano.
Contatos
3229-8673 ou alan.alex@gmail.com. Essas são as formas de contatar a coluna.
Na TV
O programa Painel Político é exibido de segunda a sexta-feira a partir do meio-dia com reprises às 7 horas, pelo Canal 38 – RBRTV.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!