Sesau vai reforçar estratégias contra a nova gripe em Rondônia

Sesau vai reforçar estratégias contra a nova gripe em Rondônia

Sesau vai reforçar estratégias contra a nova gripe em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As estratégias de combate à nova gripe (Influenza H1N1) continuam sendo reforçadas em todo o Estado, com ações estendidas a vários pontos específicos, principalmente nos aeroportos, portos, rodoviárias e regiões de fronteira.
 
Foi o que informou nesta terça-feira, a gerente estadual de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, Mirlene Moraes, também presidente do Comitê Permanente de Enfrentamento da Doença, durante a abertura do curso de capacitação dos profissionais oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (Agevisa/Sesau). No evento, que acontece até esta quarta-feira (5), no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, ainda foi destacada pelo gerente de Epidemiologia, Marcos Ferreira, a preocupação com relação a uma mensagem que circula pela internet contendo informações errôneas sobre a vacina contra a gripe, o que estaria inibindo a procura nos postos de saúde, com destaque para o público na faixa etária dos 20 aos 29 anos, coincidentemente o que passa mais tempo conectado.    
 
Dados da Agevisa apontam que Rondônia teve notificados, de janeiro a 3 de maio de 2010, 68 casos, dos quais nove foram confirmados, 48 descartados, nove ainda estão sendo investigados, dois foram da gripe sazonal (simples) e houve dois óbitos de mulheres grávidas da Capital. Do total confirmado, oito são de pessoas residentes na Capital e um em Presidente Médici. Marcos Ferreira também ressaltou que as mulheres estão mais vulneráveis ao vírus, prova disso é que só no dia 3 de maio é que foram diagnosticados dois casos de homens com a doença na Capital, enquanto os outros seis foram em mulheres.
 
Com a nova metodologia adotada por sugestão do secretário estadual da Saúde, Milton Moreira, em atendimento às orientações da administração estadual, Marlene Moraes revelou que houve aumento na procura pela vacina por parte dos idosos, grávidas e crianças levadas pelos pais e a expectativa é que o controle da doença seja intensificado agora com as vacinas sendo levadas aos aeroportos, portos, rodoviárias e regiões de fronteira, considerando que a partir de junho deve aumentar o fluxo de turistas no Estado em função das férias de meio de ano.
 
A capacitação é feita pelo médico Luiz Augusto, do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), e reúne cerca de 150 trabalhadores da área da saúde, com atuação nos Departamento de Vigilância Epidemiológica dos 52 municípios de Rondônia, Núcleos de Vigilância dos hospitais particulares, Pólos Regionais e da saúde indígena. Entre os assuntos abordados estão Medidas no Atendimento Ambulatorial e Pronto Atendimento, Fluxograma de Manejo Clínico: Síndrome Gripal e Surto de Síndrome Gripal, Tratamento de Casos Leves e Moderados, Medidas no Transporte de Pacientes, Definição de Caso de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG), Isolamento no Ambiente Hospitalar e Tratamento e Acompanhamento - Uso do Oseltamivir (medicamento antiviral de administração oral que age reduzindo a proliferação do vírus da gripe no sangue assim como também inibe a liberação, a partir das células já infectadas, de novos vírus no organismo com capacidade infecciosa).
O secretário Milton Moreira voltou a destacar a importância dessa capacitação para o diagnóstico e tratamento em tempo hábil.
 
“Além da capacitação dos profissionais, é importante também que as pessoas busquem a vacinação que está disponível, gratuitamente em vários postos de saúde dos municípios, pois para superarmos este novo desafio contamos com a ajuda de todos os cidadãos que deverão buscar, não apenas sua prevenção, mas também levar suas crianças e idosos aos postos para tomar a vacina, nossa principal aliada juntamente com a higiene, que consiste em lavar as mãos constantemente e evitar ambientes aglomerados. Isso vale principalmente para as pessoas da faixa etária que não foi incluída nesta campanha”, observou o titular da Sesau.  
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS