MUTIRÃO - Famílias do Baixo da União recebem madeira, ripas e pregos para construção de passarelas

MUTIRÃO - Famílias do Baixo da União recebem madeira, ripas e pregos para construção de passarelas

MUTIRÃO - Famílias do Baixo da União recebem madeira, ripas e pregos para construção de passarelas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Porto Velho entregou, na tarde desta segunda-feira, 05, madeiras, ripas e pregos para a comunidade do Baixo da União construírem em regime de mutirão várias passarelas. A ação está sendo levada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e pela Defesa Civil Municipal. Ao todo, foram doados cerca de 2 mil metros de pranchas, 150 ripas e 30 quilos de pregos. A ação da prefeitura está beneficiando diretamente 200 famílias que moram no Triângulo, Alta do Bode, Baixo do União, e no em torno. “Todos os anos a Prefeitura monitora a cheia do Rio Madeira e as condições de segurança das famílias desta região. Como as passarelas são muito utilizadas e também sofrem danos com a ação das águas e do tempo, acabam por deteriorar rapidamente e por isto estamos trazendo mais madeiras para a construção das novas passarelas”, destacou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Reinaldo da Silva. A Defesa Civil vai fazer o acompanhamento da construção das passarelas.        
 
A Semas realiza periodicamente o acompanhamento Sócio Assistencial das famílias. A secretária de assistência social, Benedita Nascimento, também esteve no local verificando a situação das residências e das condições de moradia de algumas famílias. “Algumas famílias foram retiradas daqui e estão em abrigos. Outras, nós estamos monitorando a situação delas aqui mesmo nas residências delas e estas, estão recebendo redes de dormir, mosquiteiros e cestas básicas”, explicou a secretária.
 
A prefeitura também estará enviando para a região equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para atuar preventivamente junto à comunidade.
 
Palafitas         
 
As madeiras foram descarregadas no quintal de uma residência para evitar saques. As passarelas serão construídas em vários pontos, desde a proximidade da Avenida Rogério Weber até o Bairro Triângulo e interligam dezenas de casas que são construídas, a maioria, em palafitas. Como é uma região alagada muitos moradores utilizam, além das passarelas, voadeiras, rabetas e canoas para se locomoverem e transportar mercadorias.
 
Defesa Civil
 
 
O coordenador da Defesa Civil Reinaldo Raimundo da Silva diz que o nível do rio já atingiu 15,44 metros, medida que já se decreta estado de alerta, pois nesses casos algumas famílias já foram atingidas com as cheias. A Defesa realiza o acompanhamento diário das famílias que estão no local e encaminha as que já não tem condições de ficar na residência. “A partir de 15 metros a prefeitura já decreta estado de alerta e como já estamos com essa medida algumas famílias já estão em área de risco, a construção da passarela vai contribuir para a segurança dessas pessoas”, afirmou Reinaldo.
 
Para o morador Moisés Soares, a passarela vai evitar a contaminação de doenças como a leptospirose e o ataque de cobras. Ele conta que o tráfego das pessoas nas ruas atingidas é feito por dentro da água é isso tem acarretado sérias conseqüências para quem está nessa situação. “Vamos construir as passarelas, pois elas serão muito úteis para nós que moramos aqui, hoje quem precisa sair de casa tem que andar por dentro da água e tem sido um risco muito grande, pelo menos vamos nos proteger de algumas doenças” relatou o morador.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS