Câmara de Vereadores fala sobre exonerações na Prefeitura

Câmara de Vereadores fala sobre exonerações na Prefeitura

Câmara de Vereadores fala sobre exonerações na Prefeitura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Conforme o esperado, a sessão da Câmara Municipal de Ariquemes realizada na tarde desta segunda-feira (05), foi marcada com explanações dos vereadores sobre as exonerações de cargos que estão ocorrendo no Executivo Municipal a partir da posse do novo prefeito Márcio Londe Raposo. O foco principal ficou em torno da saída do ex-secretário de Governo, Vitório Higuchi (China), articulador de Confúcio Moura em suas duas gestões na Prefeitura.
 
O vereador Valmir Francisco dos Santos (Val do PT) foi quem deu entonação ao assunto. Em seu discurso, destacou que município vive uma nova expectativa na Administração Municipal no sentido de como será administrada. “Mas temos certeza que para todos os cidadãos de Ariquemes, permanece viva a esperança de prosseguir cada dia melhorando”, observou, acrescentando que “ao chefe do executivo cabe toda e qualquer mudança, mas se estas puderem ser feitas em consonância, levando em conta a competência profissional de cada um, desta forma todos ganham. Espero que o Márcio saiba como está conduzindo o município para que ganhe o apoio necessário para sua administração”.
 
Clovis José (PMDB) foi logo ao ponto, ressaltou os trabalhos de China, e demonstrou com clareza a insatisfação na exoneração do ex-secretário de Governo, que não compareceu a sessão desta segunda-feira como sempre fazia rigorosamente.
 
Ao usar a palavra, Adair Moulaz (PSDB) acrescentou que “cada administrador que entra, com certeza está pensando em formar seu secretariado, mas Márcio sabe que em time que está ganhando não se mexe”.
 
Tibério Rocha (PPS) pediu parte do discurso de Adair, para complementar que, “a Casa sempre estará à disposição de China”.
 
Alex Redano (PRP) destacou o aumento da arrecadação na Administração Confúcio Moura, e também salientou o respeito e prestigio de China como articulador no Governo do ex-prefeito.
 
Apesar do descontentamento com a saída de China, Vanilton Cruz (PSL) disse que acredita que o atual prefeito continuará andando de mãos dadas com o Legislativo.
 
O presidente da Câmara Municipal, vereador Saulo Moreira, disse que sempre fez questão de elogiar o prefeito Confúcio, sua capacidade e competência como tem administrado o município. “E sempre fui o vereador mais votado sem jamais criticar o Executivo ou colegas do Legislativo, e nem vou criticar o Márcio, ao qual também estendi meu apoio no dia de sua posse. Mas não posso deixar de falar do meu descontentamento. Confúcio acreditou nas pessoas e por isso, sua gestão deu certo. Junto com a arrecadação, muitas outras pessoas ajudaram a administração a crescer”, mencionado os servidores Zamza (Financeiro), dr Mauro (procurador), e China que foram exonerados de seus cargos.
 
Saulo também destacou a amizade pessoal entre China com Márcio que inclusive, segundo ele, resultou na indicação de Márcio ao cargo de vice-prefeito, e ressaltou que, “China sempre foi leal para que a Administração desse certo. A maioria dos secretários foi criticada, mas China não. Não estou dizendo que quem será nomeado, não tem competência, mas estamos pedindo apenas que o Legislativo participe das decisões”, esclareceu, cedendo parte de sua fala a João Leite (PP), que completou, “China é polivalente, sabe dizer sim e não sem entrar em conflito com ninguém”.
 
Projetos
 
Após as explanações sobre a exoneração do ex-secretário de Governo, os vereadores aprovaram cinco projetos, sendo os três últimos dispensados de segunda votação: o 1941/10 de autoria do vereador Val, que reconhece de utilidade pública a Associação dos Moradores do bairro Parque das Gemas; o 1942/10, do vereador Enoque Nunes (PMDB) que reconhece de utilidade pública a Associação dos Agricultores do Assentamento Capitão; o 1943/10, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a doação de área a Igreja Evangélica Pentecostal Rosa de Sarom; o 1944/10, do Executivo que autoriza a doação de área a Associação Beneficente Vida- Projeto Vida; e o 1945/10, também de autoria do Executivo que dispõe sobre a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Fundo Municipal da Infância e do Adolescente - FIA, do Conselho Tutelar, da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS