Governador entrega Central de Esterilização e estacionamento no Hospital de Base

Governador Cahulla entrega Central de Esterilização e estacionamento no Hospital de Base

Governador entrega Central de Esterilização e estacionamento no Hospital de Base

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dando continuidade ao processo de expansão da saúde no Estado, o governador João Cahulla inaugurou na tarde desta segunda-feira (05), a Central de Esterilização e do estacionamento do Hospital de Base Ary Pinheiro, entre outras melhorias naquela unidade hospitalar. As obras integram o programa de ampliação do HB, que recebe recursos da compensação social do consórcio Santo Antônio Energia, da ordem de R$ 18 milhões, com contrapartida do Estado em máquinas e equipamentos. 
 
“Inauguramos as obras civis do Hospital Regional de Cacoal, que vai atender a toda a região com as mais diversas especialidades. Agora, mais uma vez o HB recebe recursos do Estado para a ampliação do seu trabalho e melhoria no atendimento. Todos sabem o quanto é difícil fazer saúde, por isso, é fundamental os investimentos que estamos fazendo, para atender a crescente demanda”, disse Cahulla.
 
Participaram da solenidade o secretário estadual de Saúde, Milton Moreira, o diretor do Departamento de Obras Públicas (Deosp), Alceu Ferreira Dias, o diretor geral do HB, Amado Rahhal, o diretor do JP II, Rodrigo Bastos, o chefe da Casa Civil e Coordenador Geral de Apoio à Governadoria (CGAG), Carlos Canosa, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato, entre outras autoridades, prestigiaram a solenidade.
 
Segundo Amado Rahhal, a central de esterilização é uma das áreas de maior importância para o hospital, com funcionamento direto com todas as áreas. O HB também recebeu estacionamento externo e uma ala do setor de psiquiatria. O hospital também recebeu uma passarela coberta para facilitar o acesso de usuários e de pacientes. Segundo Rahhal, no HB as reformas não paralisam os serviços. “Buscamos dar andamento aos serviços sem prejuízo à população”, garantiu.
 
Central de Esterilização - A Central de Esterilização está apta a prestar atendimento direto, rápido e eficiente da demanda hospitalar, onde se recebe, desinfeta e separa os materiais; esterilizam-se materiais e roupas; faz-se o controle microbiológico e de validade dos produtos esterilizados; armazena-se e distribuem-se materiais. Os materiais esterilizados são repassados numa ala que dá acesso direto ao centro cirúrgico. Os materiais que retornam contaminados seguem por ala externa e independente das demais alas, para se evitar a contaminação.
 
A central de esterilização conta com três máquinas autoclaves (para esterilização de materiais cirúrgicos), que já existiam no HB e está recebendo mais duas novas, que custaram cerca de R$60 mil reais cada uma, além dos equipamentos para a climatização da central, informa o diretor-geral Amado Rahhal. A central de esterilização é de extrema importância para a qualidade dos serviços do hospital, garantindo a prevenção e o controle de infecção hospitalar. A central conta com diversas salas como administração; preparo e esterilização; guarda e distribuição de materiais esterilizados; depósito; circulação interna; recepção e lavagem; área para circulação de roupas e materiais contaminados, vestiários e sanitários.
 
Melhoria de serviços e de atendimento - Para o secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, com as novas instalações, o hospital amplia suas atividades e melhora seu atendimento, uma vez que os serviços crescem em quantidade e qualidade. Além disso, assegura, “as obras vêm sendo administradas da melhor maneira possível para não gerar transtorno à população, sendo que seria quase que impossível paralisar serviços e mudar alas inteiras de local”, observa.
 
Segundo o secretário, em 27 anos de funcionamento, essa é a primeira grande reforma que o HB recebe, compreendendo a construção de mais 70 leitos, auditório com 200 lugares, 12 leitos de UTI neonatal, biblioteca, ampliação da clínica médica e mais quatro salas de aula para o Programa de Residência Médica, além da primeira etapa das obras que compreendia estacionamento externo, refeitório, lavanderia, central de materiais e psiquiatria, que está praticamente concluída.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS