Batizado de Aeroporto Capital do Café, nome atribuído ao município de Cacoal, a obra toma forma e é concretizada. Nilton Capixaba, subchefe da Casa Civil do Governo de Rondônia, afirma que a inauguração do Aeroporto, no dia 27 de março de 2010, a partir das 09:00 horas da manhã, será um marco histórico para população de Cacoal e para a população de Rondônia. Até o momento foram investidos aproximadamente 20 milhões de reais na construção desta grande obra para Cacoal e região. As empresas Ocean Air, Trip e Passaredo já sinalizaram a intenção de colocar a rota do aeroporto de Cacoal para o restante do país. “Convidamos a população a participar deste momento histórico. O governador Ivo Cassol, juntamente com toda equipe de governo, convida a sociedade, a classe empresarial, para que participe deste momento único na vida de cada cidadão que acreditou que este sonho pudesse se tornar realidade” destacou Capixaba.
Programação
As comemorações alusivas à inauguração começam nesta sexta-feira, 26, a partir das 19:00h, com um culto de ação de graças com o Pastor Genildo Simplício, preletor oficial, e os cantores Daniel e Samuel, ministros de música que estarão agradecendo a Deus por mais esta vitória. Toda a população está convidada a participar deste momento.
No dia 27 de março está previsto, a partir das 09:00 horas, além da cerimônia de inauguração, salto de pára-quedas, vôos panorâmicos, entrega de certificados, execução do hino nacional pela orquestra da Igreja Assembléia de Deus e o sorteio para 100 pessoas decolarem e pousarem no aeroporto de Cacoal. A aeronave Brasília, pertencente ao Comando da Aeronáutica, sediado em Manaus, fará o passeio aéreo aos sorteados para o vôo panorâmico.
Solidariedade
Para participar do sorteio do vôo panorâmico é necessário que cada pessoa leve 01 kg de alimento não perecível para, posteriormente, ser doado às famílias atingidas com a enchente e para entidades filantrópicas do município.
O Aeroporto de Cacoal receberá, na próxima semana, a segunda inspeção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para autorização de aeronaves de grande porte, visando à liberação para vôos comerciais, e inspecionar, também, os equipamentos instalados, como a esteira, o detector de metal, as câmeras, a conclusão da obra e a chegada do caminhão para comprovar a segurança no local.
O Aeroporto de Cacoal terá capacidade inicial de realizar 700 vôos anuais. Possui uma pista de 2.100 metros, tamanho superior ao aeroporto de Congonhas e de outros grandes aeroportos do País.
COPAHRC
De acordo com Ismael Cury, presidente da Comissão, o governador Ivo Cassol, juntamente com o subchefe da Casa Civil, Nilton Capixaba, entregarão um certificado aos membros da comissão que se empenharam para concretização desta grande obra e que este momento seja marcado na vida de cada colaborador.
O início do Aeroporto de Cacoal
O Aeroporto de Cacoal começou a ser projetado no ano de 2000, quando Capixaba, na época deputado federal, estava em uma audiência com o Ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Na oportunidade, o ex-deputado apresentou ao presidente, um projeto para construção de um aeroporto para Cacoal. A idéia parecia utopia na visão de muitas lideranças daquela época. Hoje, o sonho se tornou realidade.
Segundo dados do DER, Departamento de Estradas e Rodagens, no ano de 2002, esta obra começou a ser construída. Em dezembro de 2004 foi encerrada a pista de pouso e decolagem, medindo 45 x 2.100 metros. Em 2008 foram executados a pista de táxi e o pátio de aeronave. Nos três pavimentos foram utilizados quase 14 mil metros cúbicos de massa asfáltica. Entre 2008 e 2009 foi construído o terminal de passageiros, com capacidade para 150 pessoas; com espaço para quatro empresas de transportes, além de área de espera e lanchonete.
O terminal dispõe, também, de esteira para malas, detector de metal, equipamento de raio-x e sistema de vigilância com câmeras. No mesmo período foi executado o pátio de estacionamento de veículos, a urbanização e a cerca numa área de 600 x 3.000 metros. No total, seis empreiteiras trabalharam em toda obra, empregando cerca de 300 operários.
Nilton Capixaba enfatiza que sem os parceiros, como o governador Ivo Cassol, membros da COPAHRC, comissão Pró Aeroporto e hospital Regional de Cacoal, Governo Federal, e das autoridades que contribuíram na doação deste terreno, a conclusão do aeroporto de Cacoal seria impossível.
“Passamos por muita humilhação, mas valeu à pena. Para entregar mais uma obra à população de Cacoal e ao povo de Rondônia passaria por todas as dificuldades novamente” destacou capixaba.
Qualidade da Pista
O Comandante Bruno Singi, piloto particular com mais de 20 anos de experiência e 10 mil horas de vôos, falou da qualidade da pista, salientando vários aspectos, dentre os quais o cumprimento e a largura da pista com 2.100m, o estacionamento das aeronaves, o sistema de drenagem para impedir o acúmulo de água, sinalização da pista e a localização sem obstáculo geográfico, fato raro em aeroportos do mundo. O pouso foi feito com um jato executivo da Embraer, modelo Phenom 2009. “A população de Cacoal e região pode ter certeza de que esta obra está dentro dos padrões exigidos pelos órgãos competentes que regulamentam a aviação civil no Brasil. Parabéns aos idealizadores deste grande projeto” destacou o piloto.