Manaus registra quinta morte por gripe suína. Por aqui, autoridades não se mexem
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Mais detalhes
O Rondoniaovivo publicou hoje reportagem assinada pelo jornalista João Paulo Prudêncio mostrando com detalhes a situação em que se encontra a escola municipal de música Som na Leste. Torno a repetir que é lamentável o descaso da prefeitura com esse segmento. Interessante é que, enquanto faltam instrutores de música que poderiam estar desenvolvendo uma série de atividades com os jovens daquela área da cidade, o gabinete do prefeito e as demais secretarias estão abarrotadas de servidores comissionados. Leia a reportagem completa aqui (http://www.rondoniaovivo.com/news.php?news=61177)
H1N1
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, órgão da Secretaria Estadual de Saúde, confirmou, nesta quarta-feira (24), a morte de uma grávida por nova gripe. A vítima morreu na terça-feira (23). Ela estava no sétimo mês de gestação. Até esta quarta, cinco óbitos causados pela doença foram confirmados no estado, neste ano. Todas as vítimas eram de Manaus, segundo a Fundação. Outros oito casos de nova gripe foram confirmados, mas as vítimas passam bem. A Secretaria de Saúde do Amazonas aguarda o resultado de 17 exames laboratoriais de casos suspeitos de nova gripe no estado.
Por aqui
A prefeitura e o governo já deveriam estar tomando providências. O fluxo de passageiros entre Manaus e Porto Velho é grande, principalmente pelo rio Madeira. A SEMUSA deveria estar com um posto montado no porto para mapear os passageiros que chegam. Mas, como sabemos, só vão se mexer quando começar um surto ou quando começarem as mortes. Vale lembrar que a prefeitura chegou a negar casos de dengue no auge da epidemia. Imagine o que vão fazer com essa gripe.
Confundindo
O site da prefeitura de Porto Velho estampou hoje em seus destaques a seguinte manchete “Prefeito Roberto Sobrinho recebe ministros Dilma Roussef e Alfredo Nascimento em Humaitá, no Amazonas”. Pois bem, a visita de Dilma a Humaitá e puramente eleitoreira. Eles estão inaugurando um trecho que não está pronto e convenhamos, inaugurar trecho de estrada é igual inaugurar dentadura em boca de banguela. A visita de Dilma a cidade amazonense não acrescenta absolutamente nada para a Capital, mas a assessoria de Sobrinho continua usando o site oficial do município para promover o nome do prefeito. Até porque a manchete poderia ser “prefeito vai a Humaitá participar de solenidade com ministros”.
Isso porque
Quando a notícia envolve qualquer outro secretário ou mesmo o vice-prefeito, as manchetes sempre destacam “prefeitura” e não o nome do ocupante do cargo, que é a forma correta de se produzir releases institucionais. A pessoa não é notícia, notícia é o que está acontecendo.
Exemplos
“Roberto Sobrinho reúne com pequenos agricultores”; “Roberto Sobrinho entrega escola no Cohab”; “Roberto Sobrinho entrega escola em Calama”; “Roberto Sobrinho apresenta o Projeto Gol — Geração Olímpica”; “Respondendo perguntas de todo o estado, Roberto Sobrinho participa de entrevista na Rede TV”; “Roberto Sobrinho encaminha proposta do Hospital Público Federal”, e por aí vai. Todos esses, são títulos de notícias que estão no site da prefeitura.
Enquanto isso
Em Humaitá faltou palanque para tantos “pré-candidatos”. Por lá estavam Ivo Cassol, V aldir Raupp, Miguel de Souza, Fátima Cleide, Eduardo Valverde, Marinha Raupp, enfim, uma verdadeira legião de políticos, que se acotovelavam no palanque para tentar tirar uma casquinha. Se antes de estar pronta a estrada já tem tudo isso de pai e mãe, imagine quando ficar pronta.
Ameaça de greve
Servidores da educação estão em greve, os da saúde pretendem parar na quinta-feira e agora quem também ameaça são os do Detran. Eles alegam que na última terça-feira, o diretor do órgão, Joarez Jardim concedeu aumento de 10 por cento no salário dos servidores comissionados, e que os concursados recebem em média 1,5 salário mínimo. Alegam ainda que a procuradoria jurídica, aliada a cúpula do Detran, elaborou um plano de cargos e salários às escondidas e que não atende as necessidades dos servidores. Por isso, no próximo dia 26, sexta-feira, os servidores do Detran devem realizar uma manifestação que começará em frente ao gabinete do diretor geral e seguirá para a Assembléia Legislativa.
Decisão judicial
Um posto de combustível do Rio Grande Sul foi proibido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a cobrar preços diferenciados para pagamentos em dinheiro e os previstos para pagamentos em cartão de crédito não parcelado, sob pena de multa diária de R$ 500,00. Por unanimidade, os ministros da Terceira Turma entenderam que o pagamento efetuado com cartão de crédito é à vista porque a obrigação do consumidor com o fornecedor cessa de imediato.
Por aqui
É comum os estabelecimentos comerciais cobrarem a mais até para quem paga com cartão de débito. Os comerciantes alegam que as operadoras demoram até três dias para repassar o dinheiro, mas para o consumidor, o desconto é instantâneo. Se você passar por situação semelhante, pode recorrer a justiça.
Contatos
3229-8673 e 9907-0701 são os telefones que você fala com o Painel Politico. Você pode ainda enviar um e-mail para alan.alex@gmail.com
Na TV
A partir do meio-dia, de segunda a sexta, você acompanha o programa Painel Político no canal 38 – RBRTV. Sempre uma nova entrevista, com personalidades do universo político regional, além de temas atuais e rrelevantes para a sociedade. O programa é reprisado às 7 horas e aos domingos, uma edição com os melhores momentos da semana, sempre às 13 horas.
Nas bancas
Folha de Rondônia, o maior jornal do Estado é parceiro do programa Painel Político.
Alerta
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a importação, fabricação, distribuição, comércio e uso do produto Pointts, utilizado no tratamento para verrugas. A resolução foi publicada no site da agência na tarde de terça-feira (23). O remédio era anunciado em horário nobre da TV como um produto importado. Segundo o órgão, o produto não tem registro e seu fabricante é desconhecido. A Anvisa informou, por meio de assessoria, que o Pointts é vendido de maneira ilegal no Brasil, custando em média R$ 75, e pode chegar contrabandeado ao país, pois o remédio não foi aprovado para ser comercializado. O diretor de comunicação da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), o médico Francisco Paschoal, explica que essas lesões de pele, conhecidas popularmente como verruga, podem ser cancerosas, pré-cancerosas ou virais. A automedicação pode prejudicar o tratamento correto e interferir no prognóstico. "Não cabe ao paciente a responsabilidade de se auto-diagnosticar e saber se está tratando a doença certa", informou o dermatologista.
Pesquisa
A dosagem da hemoglobina glicada, um exame muito usado para avaliar o controle da glicemia em pacientes diabéticos, pode ajudar a predizer não só o risco de diabetes mas também as chances de derrame, doenças cardiovasculares e mortalidade em geral. Isso é que sugere um estudo da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, publicado no "New England Journal of Medicine", feito com mais de 11 mil americanos sem histórico de diabetes ou de doença cardíaca. As amostras foram coletadas entre 1990 e 1992 e os voluntários foram acompanhados por 15 anos. "Taxas elevadas de hemoglobina glicada sinalizam picos de glicemia, que aumentam o risco cardiovascular", explica o endocrinologista Daniel Lerario, do hospital Albert Einstein.
Para mulheres
As mulheres de meia idade e que gozam de boa saúde devem realizar pelo menos uma hora diária de atividade física para se manter em forma, revela um estudo publicado nesta quarta-feira (24), nos Estados Unidos. A pesquisa foi realizada de 1992 a 2007 com uma mostra de 34.079 americanas de uma média de 54 anos e com uma dieta alimentar normal. No início da pesquisa e ao longo dos anos, estas mulheres comunicaram aos pesquisadores suas atividades físicas e seu peso. Os autores do estudo analisaram a atividade física e a mudança de peso das mulheres a cada três anos em média. No total, 4.540 mulheres (13,3%) do conjunto e cujo IMC era inferior a 25 no início do estudo conseguiram manter um aumento de peso inferior a 2,3 quilos ao longo de todo o estudo. A duração das atividades físicas de média intensidade durante esse período foi de 21,5 horas por semana, ou seja, cerca de 60 minutos diários.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!