Defesa sanitária de Rondônia é destaque nacional

Defesa sanitária de Rondônia é destaque nacional

Defesa sanitária de Rondônia é destaque nacional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nos primeiros dias de março, mais uma vez, a defesa sanitária de Rondônia é destaque em publicações de circulação nacional e internacional. Na edição do informativo do Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC), o avião Tracajá, que faz a fiscalização da fronteira entre o estado e a Bolívia estampa a capa da revista. Logo abaixo, o título que deixou a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia satisfeita: “Aftosa – O avanço de Rondônia”. A matéria foi produzida durante uma visita no final do ano passado do presidente da Associação Nacional da Pecuária de Corte, Sebastião Guedes, e do jornalista Antônio Reche, apresentador do Canal do Boi, próximo ao município de Pimenteiras do Oeste.
 
Em sete páginas, com diversas fotografias das ações dos servidores da Idaron durante a vacinação do rebanho boliviano, que é feito em parceria com o órgão de sanidade animal daquele país, os números destacam a atuação da instituição. “Os números do agronegócio em Rondônia surpreendem. O estado é responsável por 10,3% de toda a exportação de carne dessossada e congelada e por 83,2% da exportação para a região Norte. Abatem-se diariamente quase 7 mil animais em 20 frigoríficos instalados no estado. Estão envolvidos e vivem desta atividade 250 mil pessoas, quase um quinto da população desse estado”, diz o texto do jornalista Antônio Reche, na página três do informativo.
 
Os convidados da Agência Idaron também comprovaram a qualidade da carne bovina que é monitorada constantemente pelo órgão. “Um dos momentos de maior descontração nessa viagem ocorreu na hora do almoço, sempre à bordo da chalana Quero-Quero cortando o rio Guaporé. Serviram-nos uma salada de folhas muito frescas, um arroz (tipo carreteiro) delicioso e uma macia e muito bem temperada picanha assada no forno”, destacou uma seção à parte na página cinco da reportagem especial, que também traz uma foto de toda a comitiva formada pelo secretário-executivo do Fefa, Cláudio Junqueira, pelo veterinário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Pinto, pelo diretor-técnico da Idaron, Leandro dos Santos, pelo presidente da Idaron, Augustinho Pastore, pelo presidente do CNPC, Sebastião Guedes e pelo diretor do departamento de Saúde Animal do MAPA, Jamil Gomes.
 
Para Augustinho Pastore, a visita dos convidados é sempre importante para levar para outros lugares do país, o trabalho que a Idaron vem fazendo pela defesa sanitária de Rondônia. “Passamos momentos agradáveis próximos à comitiva. Eles comprovaram de perto e disseram que o melhor trabalho em prol da defesa sanitária do estado e do país, é de Rondônia”, disse ele.
 
Feed e Food
 
Em outra publicação de circulação nacional e internacional, a Feed e Food, o trabalho que a Agência Idaron realiza para a defesa sanitária do rebanho dos bovinos e bubalinos é destacado em três páginas. A reportagem de autoria de Arthur Ribeiro mostra as atividades desenvolvidas pela instituição na vacinação do gado boliviano para proteger Rondônia da febre aftosa e outras doenças que podem prejudicar os animais rondonienses. Em um dos trechos do texto, na página 55, o autor destaca a estrutura utilizada pela instituição para manter os trabalhos. “Existem postos de fronteira fixados nos municípios de Alta Floresta do Oeste, Pimenteiras do Oeste, no distrito de Porto Rolim de Moura, Costa Marques, Guajará-Mirim, no distrito de Surpresa, além de quatro embarcações, denominadas de Quero-Quero”.
 
Também há fotos dos barcos utilizados pela Idaron na fiscalização fluvial, mapas com a disposição dos postos de fiscalização pelo estado, além de outros números do projeto realizado em parceria com a Bolívia. Para o presidente da Idaron, este tipo de reconhecimento estimula os profissionais a trabalharem cada vez mais para proteger a pecuária de Rondônia. “O sucesso destas atividades é uma união de esforços entre a diretoria da Idaron, servidores, pecuaristas e a população. Se algum elo desta corrente é quebrado, todo o trabalho não consegue os objetivos. Então, mais uma vez agradeço publicamente tudo o que é feito por cada um destes segmentos. Garanto que cada vez mais, vamos trabalhar em prol do desenvolvimento da pecuária e da economia de Rondônia”, finaliza Augustinho Pastore.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS