O que falta?
Ramiro Negreiro perdeu o mandato por determinação judicial mas continua ocupando uma cadeira na Câmara de Vereadores. Nem a Mesa, nem a Justiça, nem a prefeitura, nem a oposição se manifestaram sobre esse assunto. Até mesmo Marinho Melo, suplente de Ramiro está se fazendo de "gato morto". Ramiro deveria ter saído em dezembro e já se vão dois meses desde então. Qualquer ato praticado por ele nesse período deve ser nulo, e ele deveria ainda ser obrigado a devolver o dinheiro que recebeu. Interessante essa atitude por parte da Mesa e dos demais vereadores. Curioso ainda é o silêncio do suplente, Marinho Melo.
Motivos
Um dos motivos para a permanência de Ramiro na Câmara teria sido um acordo para a eleição do vereador Eduardo da Milla para a presidência da Casa. Ramiro mantêm estreitas ligações com o presidente que assumirá o biênio 2011/2012. Marinho Melo, o suplente, confidenciou a pessoas próximas que não quer se meter nessa confusão, mas está torcendo para assumir a vaga. O segundo suplente, caso Marinho resolva permanecer na secretaria de esportes do município é o médico José Augusto. Mas, pelo andar da carruagem tudo vai ficar como está.
Reclamações
Alguns leitores questionaram as notas da coluna de ontem (24) sobre a atuação do prefeito de Ouro Preto Alex Testoni. Um deles chegou a sugerir que eu me mudasse para Ouro Preto. Gostaria de esclarecer algumas coisas. Primeiro que as notas não foram para exaltar a administração de Testoni, não vivo em Ouro Preto e tenho convicção que algumas coisas erradas devam acontecer também por lá. A idéia foi mostrar que, com boa vontade, zelo e principalmente com responsabilidade, dá para fazer muita coisa. Isso não acontece em Porto Velho. A prefeitura aqui tem muito dinheiro, tanto que eles se complicam, mas falta uma cabeça pensante. Quanto a me mudar para Ouro Preto, não, muito obrigado. Nasci em Porto Velho e espero um dia ter um prefeito por aqui que seja responsável. Vou continuar mostrando e comparando as coisas positivas e negativas.
Outro exemplo
Para confirmar ainda mais a minha convicção que a "companheirada" não consegue fazer nada direito, chega de Cacoal a notícia de que o prefeito de lá, Padre Franco, que é do PT, não conseguiu cumprir as promessas feitas durante a campanha eleitoral. Ele dizia que iria resolver alguns problemas crônicos da cidade em prazos de até 90 dias. Já se passou mais de um ano e nada foi feito. É mal da companheirada, fala demais e cumpre de menos.
Apoio
E não estou só em minhas reclamações. Hoje recebi o e-mail do leitor JB que disse o seguinte: "Leio diariamente sua coluna e vejo que vc pega pesado contra o Prefeito Roberto Sobrinho. Não tenho nada contra, pelo contrário, acho que outros jornalistas também deveriam fazer o mesmo, afinal de contas, essa cidade está entregue as baratas. Tinha gente que não gostava do Prefeito anterior, Sr. Carlinhos Camurça. Hoje, sinceramente, sinto saudades dele, infelizmente. Acho que esse Prefeito, além de incompetente, está também, acompanhado por pessoas também incompetentes. A nossa cidade, no centro, está cheia de buracos. Imaginem na periferia. Não existe iluminação pública, apesar do povo pagar. As ruas não tem identificação. Quem não conhece a cidade, não consegue ir a lugar algum. As obras que se inciam, não tem prazo de término. Existe obra que está com mais de dois anos que foi iniciada e até hoje não foi concluída. Cito o mercado central. Os comerciantes já não aguentam mais aquela situação. No Bairro do Triângulo, o único lugar onde os jovens utilizavam prá jogar suas peladas, foi destruído com a promessa de se construir um lugar melhor para os mesmos. Porém, passados mais de 02 (dois) anos, nada foi feito. Está tudo abandonado. O que é pior, não dão nenhuma informação sobre o assunto. Diante disso, gostaria de saber aonde estão nossos Vereadores. A função de um Vereador é fiscalizar os atos do Prefeito. Porém, isso eles não estão fazendo. Ou são incomptentes ou são coniventes. E o Ministério Público, também não deveria fiscalizar ? Se fosse jornalista, tiraria umas fotografias de todas as obras inacabadas e publicaria nos jornais. Diante de tanta incompetência, fico imaginando quando serão concluídas essas obras dos viadutos. Acho que devido a minha idade, não vou conseguir ver essas obras concluídas. É muita incompetência ! Gostaria que você fizesse alguma coisa, apesar de ser somente um jornalista. Não se cale diante desses incompetentes. Infelizmente, a maioria dos jornalistas ou são medrosos ou coniventes com a situação. Obrigado". Tá dado o recado do leitor.
Outro
Outro leitor reclama dos serviços dos Correios, "Gostaria de manifestar o meu descontentamento com os Correios no Estado de Rondônia. A situação a cada dia que passa fica mais constrangedora, não acredito que só tenha acontecido comigo. As minhas correspondências têm chegado em média com 20 dias de atraso. Como uma carta pode levar vinte dias para sair de São Paulo e chegar em Porto Velho? Será que os correios estão utilizando novamente os tropeiros com suas mulas para fazer o transporte da correspondência?
Já foi noticiado que os Correios esqueceram de Rondônia e do Acre no caso do Sedex, más o problema é mais sério ! Você poderia fazer uma enquete e perguntar a população se está satisfeita com o serviço. Fiz uma compra pelo telefone e o boleto chegaria pelos correios. O vendedor falou para eu ficar tranqüilo que o boleto viria com um prazo razoável para pagamento. O que ocorreu: Chegou vencido! É um absurdo. Nós estamos no Seculo XXI, o século da tecnologia, o século da comunicação. E os correios deixam Rondônia na era dos Tropeiros! (Com todo respeito aos tropeiros, que foram grandes colaboradores no desenvolvimento do Brasil. Meu avô foi tropeiro)". Para ver como a companheirada conseguiu esculhambar até mesmo com essa empresa que era uma referência em competência tempos atrás.
Big Brother
Ariquemes se torna hoje a primeira Cidade Digital do Estado e entra para o seleto rol das cidades brasileiras que estão investindo para modernizar a gestão pública. e levar aos seus habitantes uma nova perspectiva de cidadania. A solenidade acontece daqui a pouco (19 horas) na Praça Ernesto Catâneo, onde será inaugurado o módulo de segurança do Programa Ariquemes Digital. Pontos estratégicos da cidade serão integrados por sistema de monitoramento eletrônico, através de câmeras.
Com o programa, a Prefeitura visa reduzir os índices de violência urbana e garantir à população um ambiente de maior segurança. No primeiro momento serão 15 câmeras. Nos próximos meses, serão 22 pontos monitorados por este sistema. Os recursos para esta etapa são provenientes do Judiciário, do Ministério Público e do Conselho Municipal de Segurança e Trânsito. As câmeras serão ligadas a uma central de monitoramento, com funcionários treinados para manipular o equipamento e contatar a polícia. Entre os pontos que receberão as câmeras estão a entrada e a saída da cidade. O monitoramento ocorrerá durante 24 horas e as imagens ficarão registradas por vários dias numa central de vigilância, sendo possível a identificação de pessoas e placas de veículos. As ocorrências registradas pelas câmeras, que exigem a intervenção policial, serão transmitidas através de rádio para o plantão do 7º BPM, que acionará imediatamente o carro-patrulha mais próximo para fazer o atendimento. De acordo com a secretária municipal de Segurança e Trânsito, Débora Vidal, a expectativa com a implantação da central de monitoramento é a redução dos índices de criminalidade e violência, além de maior rapidez no atendimento às ocorrências policiais. “A sensação de segurança nas ruas da cidade irá aumentar com a implantação do sistema e com o aumento da segurança fortaleceremos o desenvolvimento econômico da cidade, pois um dos principais requisitos para atrair novos empreendimentos e estimular o crescimento empresarial é a segurança”, assegura o prefeito Confúcio Moura.
Contatos
Entre amigos
Carlinhos Camurça, ex-prefeito de Porto Velho e pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB reúne amanhã (26) os "amigos do Orkut". Ele está convidando pessoalmente os seus amigos cadastrados em seus três perfis na rede social do Google. "Será uma confraternização e uma forma de reencontrar pessoas que eu não via há tempos", disse Camurça que não parou desde que resolveu voltar à vida pública.
Em Guajará
Acontece também nesta sexta-feira o encontro do PDT em Guajará Mirim na Câmara Municipal com a presença de Acir Gurgacz, a partir das 19 horas.
Circulando
O também senador Valdir Raupp está em Ji-Paraná nesta quinta-feira.
Farmácias
No programa Painel Político de amanhã o entrevistado é o presidente do sindicato das farmácias e drogarias de Rondônia, Gladstone Nogueira. Ele fala sobre a resolução da Anvisa que proíbe a comercialização de produtos de conveniência nas farmácias. A entrevista vai ao ar a partir do meio-dia pelo Canal 38 - RBRTV.
Na segunda
O deputado estadual Alexandre Brito estará de volta à Porto Velho na segunda-feira. Ele teve um princípio de infarto na semana passada e teve que ser encaminhado para São Paulo. Recuperado, Brito disse que foi um grande susto.
Nas bancas
Folha de Rondônia, o jornal de maior circulação no Estado é parceiro do programa Painel Político.