Lançada Campanha de Combate ao Vandalismo em Porto Velho

Lançada Campanha de Combate ao Vandalismo em Porto Velho

Lançada Campanha de Combate ao Vandalismo em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prefeitura de Porto Velho, através da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur), abriu na manhã desta terça-feira (23), a I Campanha Municipal de Combate ao Vandalismo. Com início às 8h, o evento foi realizado na quadra coberta do Centro Salesiano do Menor, no bairro Areal, e contou com presença de autoridades locais, alunos e coordenadores da instituição.
 
Com o objetivo de melhorar a infra-estrutura urbana e coibir a prática de infrações penais, através de ciclo de palestras, a Campanha teve início durante o ano de 2009 em escolas da rede pública da capital. “Precisamos conscientizar a população da necessidade de se conservar a cidade com bom visual. As pessoas precisam se tornar parceiras nesta luta por uma cidade ainda mais bonita. Quando não se preserva, o principal prejudicado é o próprio cidadão que, por meio dos impostos, paga a conta dos prejuízos”, considera o presidente da Emdur, Mário Sérgio.
 
Prejuízo público
 
Durante a abertura da Campanha de Combate ao Vandalismo o presidente da Emdur, Mario Sergio, destacou números que precisam ser modificados.  Segundo ele, o vandalismo provocou um prejuízo de R$ 1,5 milhão para a prefeitura de Porto Velho. Só em 2009, foram gastos R$ 80 mil. “Dinheiro que poderia estar sendo investido em benefícios para a cidade”, alerta Mário Sérgio, que cita como casos mais recentes, o roubo de fiação das avenidas Rio Madeira, Guaporé, Mamoré e Rio de Janeiro. Ele ressaltou ainda que a Praça das Três Caixas D’Agua é uma prova de que o vandalismo precisa ser combatido. “A fiação foi trocada seis vezes. Da praça também foi roubado um banco que estava chumbado no chão, postes de ferro e luminárias foram quebrados. No Parque da Cidade, fios elétricos e torneiras foram furtados, lixeiras quebradas e paredes pichadas”, argumenta.
 
De acordo com o próprio presidente da Emdur, a prefeitura também está trabalhando para a criação de uma lei, já em tramitação, para a punição da compra de material sem procedência. “Se não houver comprador, também não haverá quem roube”, considera Mário Sérgio. Outra estratégia é uma parceria com a Polícia Militar, por meio da qual foram presos vândalos que atuavam na praça das Três Caixas D’Agua e na Rio Madeira. “Basicamente nós precisamos que a população nos ajude nesta luta, denunciando o vandalismo, que custa tão caro para a cidade”, alerta Mário Sérgio.
 
A solenidade de abertura da Campanha Municipal contra o Vandalismo contou ainda com as presenças da assistente social do Centro do Menor, Fernanda Vinholi Brasil, Coronel PM Edílson Pinheiro, Padre Manoel de Jesus, Professor de Direito Alexandre Matzenbaches, estudante de Direito Brunno Bermeu, coordenador do projeto, e o Juiz Daniel Ribeiro Lagos. A Campanha tem na seqüência mais duas palestras agendadas para os próximos dias 25, às 14h, na Escola Nossa Senhora das Graças, e dia 26, às 14h30, na Escola Getúlio Vargas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS