CLUBE DA BÍBLIA - Não só montes, também vales - Por irmãos em comunhão - Chile/Brasil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A vida cristã é feita não só dos montes, mas também de vales. Em Mateus capítulos 16 e 17 encontramos a ilustração desta importante verdade personificados em Pedro, o primeiro discípulo. Esta passagem apresenta alternadamente dois montes e dois vales na vida de Pedro.
O primeiro monte e o primeiro vale estão no capítulo 16. A maravilhosa resposta de Pedro em relação ao messianismo de Jesus é o monte, um verdadeiro acerto devido à inspiração divina; mas a torpe proposição que faz ao Senhor em seguida de não ir à cruz, é o vale, pois não consegue interpretar a vontade de Deus. Aqui Pedro é repreendido severamente pelo Senhor. Pedro nas alturas, e Pedro no mais baixo, junto mesmo a Satanás.
A outra dualidade monte-vale está no capítulo 17: a glória da transfiguração do Senhor diante de Pedro, João e Tiago é o monte, e a nova estupidez de Pedro ao querer levantar três tendas, é o vale. Esta vez é Deus quem intervém para interromper a sua loucura. Nesta ocasião o vale se faz mais patente –e literal– quando os discípulos mostram a sua impotência para curar o moço lunático.
Os discípulos precisavam aprender estas experiências (e nós também) algumas coisas de muito valor:
- Que o Senhor Jesus é o centro e a razão de ser de toda experiência espiritual no monte. Ali ele é revelado em toda a sua magnífica glória. O Pai não deixará que nossa atenção se aparte dele.
- Que na vida cristã não há só montes, mas também vales. E normalmente eles estão alternados, e são dados, uns para o nosso gozo e confirmação, e os outros para quebrantar a nossa presunção.
- Que necessitamos do Senhor tanto no monte das revelações como no vale da aflição. A experiência do monte poderia nos fazer crer que somos algo, por isso necessitamos dos vales. Que bom que o nosso Deus é o Deus dos montes e dos vales! (1 Reis 20:28). Ele nos pastoreia também no vale da sombra da morte (Sal. 23:4).
- Que Deus não espera só a nossa contemplação, mas também o nosso serviço. Logo depois de receber um vislumbre de sua magnífica glória, Deus deseja que encarnemos essa gloria diante dos homens, para testemunho e salvação deles.
- As maravilhosas experiências vividas no monte requerem as experiências dos vales para moldar-nos; do contrário, serão um falso misticismo.
- As experiências vividas no monte nos alentam quando depois vivemos os vales.
- As experiências dos vales serão somente fracassos e dores sem sentido, a menos que tenhamos tido antes uma revelação espiritual no monte.
- As experiências no monte nem sempre são entendidas no momento: às vezes se entendem logo depois quando passamos pelo vale.
LEIA Mais...WWW.SACERDOTESDOREINO.COM.BR
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!