Equipes da Secretaria de Estado da Saúde vão às ruas reforçar sensibilização contra a dengue

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde vão às ruas reforçar sensibilização contra a dengue

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde vão às ruas reforçar sensibilização contra a dengue

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nem mesmo a chuva que caiu sobre a Capital na manhã desta sexta-feira, 5, impediu que as equipes da Secretaria de Estado da Saúde fossem às ruas reforçar a Campanha ‘Guerra contra a Dengue’, para sensibilizar a população sobre a necessidade de se limpar quintais e de retirar quaisquer objetos que acumulem água e propiciem a proliferação do mosquito.

Pit stop dos servidores da Sesau

De acordo com o coordenador Estadual do Comitê de Combate à Dengue, Marcos Ferreira, foram destacados vários pontos da Capital, nas áreas centrais entre as principais avenidas onde circulam maior número de pessoas, área da rodoviária e nos bairros mais populosos para que fossem feitos ‘pit stops’ e distribuídos panfletos, chamando a atenção da população para os perigos da doença. Além disso, as ações seriam feitas ainda nos hospitais particulares, no Hospital de Base e na Policlínica Oswaldo Cruz.

Na última terça-feira, 3, durante o lançamento do mutirão que concentra as várias entidades que trabalham em conjunto para diminuir a incidência da dengue, no auditório do Ministério Público, o secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, disse que a dengue tem, ao longo dos últimos vinte anos, desafiado os setores de saúde e não tem sensibilizado, principalmente, o cidadão comum, “aquele cidadão que pensa que não tem nada com isso, com a eliminação do foco da doença”.

Para o secretário, a publicidade não deu conta de mudar o costume para que a população mantenha os domicílios limpos. E a dengue, segundo ele, ainda é um problema da má atuação da Atenção Básica nos municípios e não um problema que se resolva nos hospitais e nas unidades de terapia intensiva (UTI’s). “A falta de assistência na Atenção Básica, ou seja, a atuação constante e efetiva dos agentes comunitários de saúde junto aos Programas de Saúde da Família (PSF) é ainda a maior dívida social existente”, comentou Milton Moreira, explicando que essa falta de assistência é o que realmente ainda leva os casos de dengue a desembocarem nas UTI’s dos hospitais, causando transtornos na média e alta complexidade. Segundo ele, tanto a dengue, como as demais doenças como tuberculose, leishmaniose, pneumonia, têm que estar sendo orientadas na casa do cidadão, caso a caso.

OU SE ELIMINA O MOSQUITO OU NÃO HÁ SAÍDA’ – Milton Moreira disse que no caso da dengue ou se elimina o mosquito ou não há saída. Ele também lembrou o papel do Estado no monitoramento das ações e no reforço à capacitação de médicos para proceder ao diagnóstico preciso da doença, informando ainda sobre a disponibilização de recursos na ordem de R$2 milhões de reais para reforço à Atenção Básica, onde os municípios pactuam as metas a serem alcançadas para a queda dos índices da dengue. O secretário também lembrou o pedido do Governador Ivo Cassol encaminhado nesta semana ao Ministério da Saúde, de reforço de veículos, equipamentos costais e aspersores manuais para o controle dos vetores da doença, bem como de medicamentos e de material para capacitação técnica.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS