Farmacêuticos de Rondônia são homenageados com baile

Farmacêuticos de Rondônia são homenageados com baile

Farmacêuticos de Rondônia são homenageados com baile

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em homenagem ao Dia do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro, a Diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Rondônia (CRF-RO) reunirá todos os profissionais da área no próximo sábado, em um Baile com a Orquestra Tropical, a partir das 22 horas, no Clube Social da OAB, em Porto Velho.
 
De acordo com a presidente Ana Caldas, além da confraternização, o momento servirá para que a atual Diretoria faça um balanço das ações desenvolvidas pelo CRF-RO no primeiro mandato e anunciar as propostas para o segundo que será exercido no biênio 2010/11.
 
Para participar do evento, o farmacêutico deve adquirir o convite na sede do Conselho. Cada um terá direito a duas senhas, podendo adquirir mais, ao preço de R$ 25 (cada), para outros convidados.
 
Ana Caldas lembrou que o Dia do Farmacêutico este ano tem um motivo a mais a ser comemorado, que são os 50 anos de fundação do Conselho Federal de Farmácia (CFF). A data será lembrada na noite desta quarta-feira em Brasília, durante solenidade no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, ocasião em que serão prestadas homenagens a várias personalidades, entre elas o senador e o deputado federal por Rondônia, Valdir Raupp e Mauro Nazif, respectivamente.
 
A presidente do CRF-RO, assim como a secretária-geral do CFF, Lérida Vieira, destacou ser importante o papel que o farmacêutico desempenha na dispensação, orientando o paciente sobre o uso correto do medicamento, esclarecendo dúvidas e favorecendo a adesão e sucesso do tratamento prescrito.
 
“O farmacêutico exerce importante papel no novo modelo assistencial, com ênfase à atenção primária de saúde, por ser o profissional capacitado para orientar, educar e instruir o paciente sobre todos os aspectos relacionados ao medicamento, sendo na maioria das vezes o último profissional a ter contato direto com o paciente”, afirmaram, observando os riscos a que estão expostos os usuários de medicamentos nos locais onde não há assistência farmacêutica, só armazenamento e distribuição, sem a devida e necessária orientação quanto aos cuidados na administração da dosagem do medicamento.
 
Lérida Vieira também lembrou que estudos apontam que o tipo de atendimento que o paciente recebe influi de forma decisiva na utilização ou não do medicamento, e, mesmo que o diagnóstico e prescrição estejam corretos, a adesão do paciente ao tratamento depende da orientação recebida, da aceitação, da disponibilidade e possibilidade de se adquirir o medicamento.
 
Entre as inúmeras atribuições do farmacêutico nas áreas de medicamentos, alimentos e análises clínicas estão preparar, manipular e acondicionar insumos farmacêuticos e/ou para uso no diagnóstico laboratorial em geral, para atender à produção de remédios, cosméticos e outras preparações; analisar produtos farmacêuticos utilizando métodos químicos adequados; fazer controle e testes biológicos e farmacológicos de medicamentos; realizar análises e exames laboratoriais nas diferentes áreas de atuação e farmacêutico; manipular drogas e analisar drogas e substâncias tóxicas utilizadas para fins médicos, domésticos, industriais e agrícolas, de acordo com os regulamentos vigentes; supervisionar e controlar o estoque, distribuição e consumo de drogas e medicamentos, de acordo com a legislação vigente; auxiliar na elaboração e planejamento de projetos didático-científicos na área de farmácia e bioquímica; colaborar na publicação de trabalhos científicos e técnicos; verificar as prescrições médicas, avaliando as possíveis interações, medicamentos e/ou efeitos colaterais das drogas prescritas; participar de serviços de extensão, realizando análises laboratoriais que visem o controle físico, químico e microbiológico de alimentos, medicamentos e materiais biológicos; elaborar laudos técnicos e realizar perícias técnico-legais relacionadas a atividades que envolvam alimentos e medicamentos; planejar e desenvolver treinamentos, palestras e outros eventos, sobre sua especialização e estudar e padronizar técnicas apropriadas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa em andamento, como também técnicas a serem utilizadas na rotina laboratorial das áreas de atuação do farmacêutico.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS