Critérios pra concessão de placas para mototáxi sai em fevereiro

Critérios pra concessão de placas para mototáxi sai em fevereiro

Critérios pra concessão de placas 
para mototáxi sai em fevereiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A prefeitura de Porto Velho deve publicar, já nos primeiros dias de fevereiro, o Edital com os critérios para a concessão das primeiras placas visando a exploração da atividade de mototáxi no município. São 574 placas que serão distribuídas aos motociclistas que preencherem as exigências do documento que está sendo elaborado em conjunto com a categoria. A lei que cria o serviço de Transporte Individual de Passageiros em Motocicleta de Porto Velho, de autoria do Executivo municipal, foi sancionada pelo prefeito Roberto Sobrinho em dezembro, e no último dia 14 de janeiro, foi baixado o Decreto que regulamenta a profissão

.

De acordo com informações da secretária municipal de Trânsito, Fernanda Moreira, todo o processo está sendo acompanhado pelas entidades representativas dos mototaxistas e também pela Câmara Municipal. “Esse acompanhamento é necessário para darmos a maior transparência possível ao processo. É preciso que não paire nenhuma dúvida com relação a lisura no que diz respeito ao resultado. Por isso que tudo está sendo discutido em comum acordo com os mototaxistas e com os vereadores”, disse a secretária Fernanda Moreira.

 

Seleção

 

Os candidatos serão escolhidos por meio de um Processo Seletivo Simplificado que será feito em cima da documentação a ser apresentada. Mas, para poder se habilitar a uma placa, o candidato tem que ter no mínimo 21 anos, ser habilitado na categoria A (para motos) há pelo menos dois anos, ter residência fixa, certidão negativa criminal, não estar inadimplente com o fisco e não ser funcionário público.

 

Fernanda Moreira explicou ainda que pela lei, dois grupos terão preferência em receber as placas. Em um grupo, estarão os mototaxistas que já atuam na atividade e no outro, os desempregados. Mas o processo de seleção será aberto a todos os interessados. “Nada mais justo que quem já presta esse serviço, assim como quem não tem emprego, tenham preferência”, afirmou

 

Placas.

 

 O número de placas (574) foi definido de acordo com o número da população do município (atendimento per capta). Por ele, para cada 1 mil habitantes será oferecida 1,5 autorização. O critério foi estabelecido depois da realização de um levantamento que constatou a existência de 1.175 mototaxistas atuando de forma clandestina em Porto Velho. Para a exploração do serviço, a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) credenciará os pontos onde os mototaxistas poderão aguardar os passageiros. “Esses pontos serão distribuídos pelos bairros, principalmente, onde o serviço de transporte coletivo é deficiente. É para dá maior mobilidade a quem quer se deslocar dos bairros para o Centro e vice-versa. Mas eles não poderão ficar no Centro, terão que retornar sempre para os bairros”, explicou.

 

Tarifa

 

O valor da tarifa será cobrado de acordo com a quilometragem rodada, sistema semelhante ao utilizado pelos taxistas. Será instalado nas motos um equipamento de aferição (motocímetro) que vai medir a distância percorrida. Fernanda Moreira adiantou que ainda não se chegou a esse valor porque está em fase de elaboração. O que está previsto na lei é que a tarifa será cobrada de acordo com as bandeiras. No caso, a bandeira 1 vai vigorar nos horários comerciais, enquanto a bandeira dois, será cobrada no horário noturno, aos sábados, domingos e feriados e as motos terão que ter entre 125 a 150 cilindradas.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS