DESRESPEITO - Ossadas de pioneiros de Rondônia estão entulhadas dentro de capela do cemitério Santo Antônio - Fotos e vídeo

São dezenas de sacos amontoados onde ficava o altar. Todos e todas sem identificação de quem, qual pessoa se encontra dentro dos sacos pretos e de estopa. Pelo tamanho dos invólucros, com certeza, cada saco possui mais de uma ossada dentro. Tudo misturado

DESRESPEITO - Ossadas de pioneiros de Rondônia estão entulhadas dentro de capela do cemitério Santo Antônio -  Fotos e vídeo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Omissão, cinismo, descaso, bandalheira e falta de respeito com os antepassados e pioneiros de Rondônia, com os nossos amigos e parentes. Palavras fortes para se definir a situação caótica em que se encontra o cemitério de Santo Antônio, maior campo santo da capital, localizado nas proximidades da obra da Usina de Santo Antônio no Rio Madeira.
 
Mato alto, lixo, a capela católica usada como ossário, sacos pretos sem identificação de conteúdo, falta de vergonha, abandono. Foi isto que a reportagem do Rondoniaovivo encontrou na tarde desta sexta-feira (15) ao apurar denuncia de leitor indignado, que ao visitar sepultura de sua mãe, se deparou com o retrato claro e nítido de como anda a administração da Semusb – Secretaria Municipal de Serviços Básicos, capitaneada por Jair Ramires.
 
Segundo uma visitante que pediu para ser identificada como Lins, ela foi uma das prejudicadas pela incompetência da atual administração da Semusb, pois as ossadas de seu pai estavam sendo retiradas de seu túmulo e ensacadas. Segundo Lins os funcionários do cemitério lhe informaram que a sua cova estava apresentando características de abandono. “Sorte que eu cheguei minutos mais tarde e conseguir resgatar os restos mortais de meu pai”, disse Lins.
 
Inquirida pela reportagem, a mulher disse que na verdade não tem certeza de que os ossos são de seu pai, pois somente um exame de DNA (Acrónimo de ácido Desoxirribonucléico) pode 
revelar a verdadeira identidade.
 
Isto é uma vergonha, uma falta de respeito. Muitos não sabem para quem estão fazendo suas preces, cabe ao Ministério Público investigar este descaso do poder público”, disse Lins.
 
De acordo com Alan Ferreira, outro visitante que a reportagem entrevistou, o mato alto está servindo para esconderijo de malandros e grupos de umbandas. Túmulos abertos estão servindo de criadouros do mosquito transmissor da dengue. “Nós não podemos nem visitar os nossos familiares que aqui estão enterrados durante o dia, porque ficamos a mercê de bandidos”, desabafou Ferreira.
 
CAPELA
 
A capela do Santo Antônio está sendo utilizada como deposito de ossos de cadáveres que são retirados de suas covas após vencer o prazo legal. São dezenas de sacos amontoados onde ficava o altar. Todos e todas sem identificação de quem, qual pessoa se encontra dentro dos sacos pretos e de estopa. Pelo tamanho dos invólucros, com certeza, cada saco possui mais de uma ossada dentro. Tudo misturado. Sem nenhuma etiqueta. Nada.
 
Só uma ampla investigação de DNA poderá esclarecer de quem são os restos mortais e a qual família pertence. Investigação esta, que este jornal eletrônico espere que a prefeitura de Porto Velho seja digna de proceder sem uma intervenção judicial.
 
Vale lembrar que a “reforma” da capela foi objeto de uma reportagem deste jornal eletrônico ( Leia aqui). Na época, mais de 100 mil reais foram gastos na “maquiagem” do atual “deposito de ossos”. Pois bem, dizendo-se difamado pelo jornalista que redigiu matéria e comentários em blog pessoal sobre o caso, o prefeito Roberto Sobrinho processou o repórter. O prefeito perdeu em primeira instância, porém ao recorrer ao brioso Tribunal de Justiça de Rondônia houve uma inversão de valores, sendo o jornalista condenado a pagar 15 mil reais de indenização ao administrador municipal. Vale também lembrar que o ditado popular usado pelo repórter nos comentários foi utilizado recentemente pelo presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva em discurso do Conecom – Conselho Nacional de Comunicação. O ditado faz referencia ao avestruz, ave que ao perceber um problema, supostamente enfia a cabeça num buraco, deixando o rabo emplumado para fora.
 
O repórter recorreu ao STJ – Superior Tribunal de Justiça na esperança que em Brasília, os “ ares da justiça sejam outros”. Não se tem noticia de nenhuma investigação judicial sobre o descalabro denunciado no caso da “capela do Santo Antonio”.  
 
ADMINISTRAÇÃO
 
O administrador João Nero do cemitério Santo Antônio, disse que os maiores culpados pela lambança da gestão municipal são os próprios visitantes, pois a Prefeitura de Porto Velho está fazendo a parte dela e que o cemitério está limpo.
 
Com relação ao mato alto, a administração disse que o período das chuvas está atrapalhando o andamento do trabalho de limpeza. O quadro de funcionários está dividido em 19 detentos da colônia penal que trabalham para redução de pena e 12 servidores da Prefeitura de Porto Velho. Apesar de mais de 30 pessoas estarem a disposição da comunidade, todos passam o dia sentados, como se fossem “fiscais da natureza”.
 
De acordo com a administração, existe no código de postura, o decreto n° 53ª de 23/12/1972 , que torna como indigente os restos mortais de qualquer cidadão que após ser enterrado no 
cemitério e a família não construir ou não realizar manutenção na área determinada do túmulo.
 
Diante disto, os ossos são retirados, ensacados e depositados no ossário ou na capela, para que as covas sejam reutilizadas para sepultamento.
 
A administração ressaltou que a obrigação da prefeitura é somente limpar as principais acessos aos túmulos. Nero finalizou a entrevista dizendo que está tudo certo e que Jair Ramires, secretario da pasta que cuida dos cemitérios da capital está realizando um excelente trabalho.

QUEM É JAIR RAMIRES

Jair Ramires é uma pessoa controversa. Responde a diversos processos por improbidade administrativa. Possui condenação do TCU – Tribunal de Contas da União por superfaturar leite em pó de gestantes e desnutridos. Também tem condenação pelo crime de racismo ( Chamou um contribuinte de preto safado), crime ambiental, além de figurar com parentes no chamado escândalo das gramas, quando conseguiu que a PMPV fizesse contrato para aquisição de 3 milhões de reais de gramas de sua fazenda ( Leia aqui ). Já houveram decisões judiciais que pediam sua retirada do cargo público, porém Roberto Sobrinho mantém Ramires como seu homem de confiança.
 
Ramires é filiado ao PDT – Partido Democrata Trabalhista, sendo ungido do Senador Acir Gurgacs, conhecido por fazer campanha contra os políticos com a “ ficha suja “ no Judiciário, porém nada vê de errado na conduta de Jair. Podemos considerar Jair e Acir,  "farinha do mesmo saco".

CONTRATO

No inicio do ano passado, o Rondoniaovivo publicou reportagem que mostrava a população que apesar do lixo acumulado e o mato alto nos cemitérios, existia um contrato da Semusb – Secretaria Municipal de Serviços Básicos que chamava a atenção pelos valores e serviços prestados ao município de Porto Velho. (Leia aqui ). O contrato era para limpeza dos cemitérios municipais de Santo Antonio e dos Inocentes ( centro da capital) nos meses de setembro, outubro e novembro de 2008 custaram uma pequena fortuna aos cofres públicos da capital.
 
De acordo com o processo 10.0081.2008, uma empresa particular recebeu R$ 188.505,60 para os três meses de trabalho. Foram R$ 62.835,20 para cada trinta dias de capina e roça dos terrenos dos cemitérios, o que dá quase dois mil e cem reais por dia.
 
MPE

 Em respeito as centenas de pessoas que ajudaram a construir esta cidade, o Rondoniaovivo clama pela imediata intervenção dos poderes constituídos deste Estado para o resgate da memória das famílias que estão entulhadas em sacos pretos dentro de uma capela.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS