Ao fazer um balanço de 2009, o presidente da ASCRON, Pedro Soares, disse que o ano que chega ao final só não foi melhor por causa da incompetência da administração Roberto Sobrinho", que insiste em prestigiar cabos eleitorais e apaniguados políticos com cargos comissionados e funções de confiança e relegar aqueles que realmente produzem no seu governo, que são os servidores públicos e alguns secretários, como é o caso do presidente da EMDUR, vereador licenciado Mário Sérgio.
Segundo Soares, "desde que foi nomado para o cargo, Mário Sérgio conseguiu o que para muitos parecia tarefa impossível, qual seja mudar o visual da capital, com um trabalho de deixar muita gente de queixo caido. Onde antes só havia escuridão, hoje, há iluminação pública, com a população podendo andar tranquila, sabendo onde está pisando. Esse é o reflexo de um trabalho sério. Pena que o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, não invista em quem, de fato, produz. Em vez disso, prefere cerca-se de bajuladores e parasitas do erário público".
São por essas e outras, disse ele, que "eu sou revoltado com o prefeito. O orçamento da EMDUR é uma ninharia, mas o prefeito não move um palito de fósforo queimado para mudar essa realidade. Será que ele pensa que Mário Sérgio tem bola de cristal ou é milagreiros? Tivesse a EMDUR recursos suficientes a cidade estaria mais bonita. Quero aproveitar para agradecer e desejar um Feliz Natal e um Própero Ano Novo a todos os associados e parcerios da ASCRON, que, de alguma maneira ou de outra, contribuiram para o sucesso da Associação. E o vereador Mário Sérgio tem sido um amigo de primeira hora.