Desembargadora toma posse na presidência do TRE

Desembargadora toma posse na presidência do TRE

Desembargadora toma posse na presidência do TRE

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Representar o povo não é representar a si, mas representar o pensamento do coletivo", afirma Zelite Andrade Carneiro
"Nosso desejo é que a consciência dos nossos candidatos à missão política esteja diretamente afinada com o objetivo maior do exercício da cidadania".
 
 A frase faz parte do discurso de posse da desembargadora Zelite Andrade Carneiro no cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no final da tarde de ontem (15), em Porto Velho. A solenidade foi realizada no Plenário da Corte Eleitoral, sob a presidência do desembargador Cassio Sbarzi Guedes, que também deu posse ao desembargador Rowilson Teixeira nos cargos de vice-presidente e corregedor-geral do TRE para o biênio 2010/2011.
 
Ao falar da responsabilidade de presidir em Rondônia as eleições gerais de 2010, Zelite Carneiro defendeu veementemente o direito ao voto livre e sigiloso. "Devemos valorizar a liberdade que nós, brasileiros, temos para escolher aqueles que queremos que comandem o país", disse a desembargadora, que reiterou o desejo por um processo eleitoral livre de mazelas. A magistrada também destacou a realização do projeto Eleitor do Futuro, do qual é colaboradora nacional.
 
O desembargador Cassio Sbarzi destacou ações desenvolvidas ao longo do tempo em que esteve à frente do TRE. "Tentei coordenar os trabalhos da forma mais serena possível, exigindo, não só dos funcionários, mas de todos os envolvidos no processo", explicou em seu discurso. Entre as vitórias alcançadas, o desembargador pontuou o certificado emitido pelo Conselho Nacional de Justiça pelo fato de o TRE ter alcançado a meta 2, que foi julgar todos os processos distribuídos aé dezembro de 2005. Também lembrou da instalação, em 2008, do Disque Eleições (148), mais um importante canal aberto para que a socieade auxilie a realização e fiscalização das eleições.
 
Em 2008 e 2009, 1.179 processos foram distribuídos na Justiça Eleitoral de Rondônia. No mesmo período, 1.220 foram julgados. O Tribunal Regional Eleitoral possui aproximadamente 280 servidores e 35 zonas eleitorais em todo o Estado. Além das ações de aproximação com os cidadãos e das campanhas de conscientização sobre o voto, foram realizadas nesse biênio reformas dos fóruns eleitorais de Porto Velho, Jaru, Machadinho, Pimenta Bueno, São Miguel, Ji-Paraná e Rolim de Moura. Estão em fase de conclusão os fóruns eleitorais de Presidente Médice, Nova Brasilândia e Alta Floresta.
 
Tribunal de Justiça
 
Na próxima sexta-feira (18), o desembargador Cássio Sbarzi toma posse no cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia. A cúpula diretiva se completa com o desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, na vice-presidência e com o desembargador Paulo Mori, na corregedoria-geral da Justiça.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS