A Semana Nacional da Conciliação, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e envolve os 92 tribunais de todo o Brasil, foi aberta às 8h desta segunda-feira(7) e a Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre aderiu ao movimento, estabelecendo como meta do projeto “Conciliar TRT14″ com cerca de 900 audiências agendas para tentativa de conciliação.
As partes processuais, bem como os advogados, poderão procurar a Unidade trabalhista em que tramita seu processo e solicitar inclusão em pauta para conciliação.
De acordo com a presidente do Regional, Maria Cesarineide Lima, a Justiça do Trabalho desde a sua criação em 1943 já tem como princípio a tentativa de conciliação, mas durante esta semana estará intensificando a campanha de conciliação nas Varas e no próprio TRT, conclui.
Em entrevista à jornalista Rose Lima, no “Bom Dia Amazônia” da Tv Rondônia, nesta segunda-feira (7), a desembargadora afirmou o papel importante dos advogados nesta cruzada pela conciliação, e para isso os magistrados e servidores das Varas do Trabalho de Rondônia e Acre estarão à disposição para inclusão em pauta daqueles processos que tenham grandes possibilidades de um acordo/conciliação, concluiu.
A Semana Nacional da Conciliação vai ser encerrada na sexta-feira(11), com um balanço nacional do Movimento pelo CNJ. No Acre o movimento da JT está sob a coordenação do juiz-diretor do Fórum Trabalhista Oswaldo Moura e em Rondônia com o juiz-diretor do Fórum de Porto Velho, com apoio integral da administração do Regional.