Comitiva acompanha início da vacinação contra Febre Aftosa na Bolívia

Desde o último dia 23 de novembro, a Idaron iniciou o 17º Ciclo de Vacinação contra Febre Aftosa na fronteira com a Bolívia. A campanha é desenvolvida em parceria com a Senasag (órgão que cuida da sanidade animal do país) ao longo dos 1.444 quilômetros de

Comitiva acompanha início da vacinação contra Febre Aftosa na Bolívia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Desde o último dia 23 de novembro, a Idaron iniciou o 17º Ciclo de Vacinação contra Febre Aftosa na fronteira com a Bolívia. A campanha é desenvolvida em parceria com a Senasag (órgão que cuida da sanidade animal do país) ao longo dos 1.444 quilômetros de fronteira com Rondônia.
 
Para acompanhar de perto os serviços realizados pelas duas instituições, o presidente da Idaron, Augustinho Pastore, foi acompanhado pelo diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Jamil Gomes; pelo apresentador e jornalista do Canal do Boi, Antônio Resch; pelo editor da revista internacional Fiv Efood, Arthur Ribeiro; pelo médico veterinário do MAPA, Fernando Pinto; pelo presidente da Associação Nacional de Gado de Corte, Sebastião Guedes; pelo diretor-executivo do Fundo Emergencial contra Febre Aftosa (FEFA), Cláudio Junqueira, e pelo diretor-técnico da Idaron, Leandro dos Santos, a uma viagem até a cidade de Pizo Firme, próximo a Pimenteiras do Oeste. Na cidade boliviana, aconteceu a abertura oficial do Ciclo de Vacinação contra a Aftosa.
 
Durante o encontro no barco Quero-Quero, foi feita uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Idaron durante os 10 anos de criação da autarquia, enfocando as atividades na fronteira com a Bolívia. Após a apresentação, o presidente da Associação Nacional de Gado de Corte falou que Rondônia é um exemplo para o resto do país quando o assunto é sanidade animal. “Já andei por vários lugares do Brasil e, com toda a certeza, não existe nenhum trabalho semelhante ao da Idaron. Acredito que os outros estados deveriam aprender com Rondônia como se faz a verdadeira defesa sanitária animal”, apontou Sebastião Guedes.
 
Em seguida, o presidente da Idaron afirmou estar satisfeito com as palavras de Sebastião Guedes. “Estou feliz ao saber que a Idaron pode servir de exemplo para outros estados. Ainda mais, quando as palavras são de um conhecedor de vários lugares, como é o senhor Sebastião Guedes. Espero que um dia, nós possamos compartilhar experiências com todos”, disse Augustinho Pastore.
 
Após a reunião, para comprovar o compromisso com a iniciativa entre bolivianos e brasileiros, o presidente da Idaron, junto com a comitiva de visitantes, fez a vacinação e a vermifugação de alguns animais.
 
Trabalhos
 
Este é o quarto ano que a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) realiza a vacinação do gado boliviano ao longo da fronteira com o estado, que tem 1.444 quilômetros de extensão e abrange sete municípios rondonienses. A imunização dos animais acontece até o dia 23 de dezembro por técnicos da Idaron e da Senasag.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS