Ministério Público ajuíza ação para que Município e Estado garantam segurança no trânsito

Ministério Público ajuíza ação para que Município e Estado garantam segurança no trânsito

Ministério Público ajuíza ação para que Município e Estado garantam segurança no trânsito

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Promotor de Justiça Geraldo Henrique Ramos Guimarães, da Promotoria de Defesa da Probidade e do Patrimônio Público, ajuizou na tarde desta quinta-feira (26/11) ação civil pública para condenação em obrigação de fazer, com pedido de liminar, para compelir o município de Porto Velho, o Estado de Rondônia e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a cumprir e fazer cumprir as normas de trânsito, no âmbito de suas atribuições.
 
Na tentativa de solucionar o problema do trânsito em Porto Velho, o Ministério Público realizou este ano inúmeras reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), do Detran, Polícia Civil, Polícia Militar e outros setores da sociedade, sem que fosse obtido resultado efetivo para os inúmeros problemas existentes no setor, o que resultou na decisão de ajuizar a ação.
 
Em procedimento investigatório instaurado pelo Promotor de Justiça Geraldo Henrique Ramos Guimarães, verificou-se, entre outros problemas, a absoluta falta de sinalização, vertical ou terrestre, nas ruas de Porto Velho, além de deficiência da fiscalização, por parte do Detran, das infrações cometidas no trânsito e da regularidade documental, como licenciamento dos veículos e vistoria das condições de segurança veicular, sem contar a emissão de inúmeras carteiras de habilitação de forma irregular.
 
Na ação, o Promotor de Justiça requer, liminarmente, que o município seja obrigado a investir na colocação de placas de sinalização de trânsito de toda natureza, incluindo denominação de ruas e logradouros, faixas de pedestre, tudo segundo projeto técnico específico, com prazo de 30 dias para apresentação e início das obras, a contar da intimação, e término em 150 dias. Estabelecer ainda, por meio das placas de sinalização, os sentidos de direção das vias públicas. Executar com rigor e imediatamente a fiscalização do trânsito e celebrar convênio com a Polícia Militar para delegação de execução de fiscalização do trânsito, tornando-o efetivo em 30 dias. E por fim, contratar imediatamente o número suficiente de agentes de trânsito.
 

Requer que o Detran realize com eficiência a fiscalização da regularidade do licenciamento, dos registros e das condições de segurança de todos os veículos, rigorosa fiscalização do Centro de Formação de Condutores, que a Corregetran seja obrigada a realizar recenseamento das carteiras de habilitação e promova sua obrigação de fornecer aos órgãos e entidades executivas de trânsito e rodoviários os dados cadastrais dos veículos. Para que seja dada integral eficácia à ação, o Ministério Público pede a fixação de multa diária no valor de 10 mil por dia de atraso no descumprimento das obrigações requeridas. Caso a ação seja julgada integralmente procedente que ao município e ao Detran sejam ratificadas todas as obrigações requeridas liminarmente.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS