Ela é filha de tradicional e abastada família portovelhense. Com o dinheiro que amealhou, ao longo da vida, honestamente, diga-se, poderia muito bem morar num desses locais paradisíacos, que existem dentro e fora do Brasil.
Em vez disso, preferiu continuar o trabalho social, que começou com o marido Fernando Fonseca (já falecido), através da associação que leva seu nome.
Aos seus interlocutores, ela tem sempre deixado uma forte impressão de determinação, inteligência, competência, humanidade, objetividade e, sobretudo, amor ao próximo, além, é claro, de desprendimento pelo que realiza.
É impressionante a sua capacidade de trabalho para vencer obstáculos e superar desafios.
Refiro-me à figura carismática de Júlia Arcanjo, com quem conversei, recentemente, em companhia do meu dileto amigo Cel. Maltez, em frente ao bonito prédio do Hospital Central.
Durante o diálogo, que levou poucos minutos, pude avaliar que ela realmente encarna, com os pés no chão, o autêntico sentimento da pessoa que trabalha com amor e a vontade de acertar. E tem conseguido.
Sem qualquer alarde, a Associação Fernando Fonseca vem desenvolvendo a sua missão, multiplicando suas ações a cada ano. O estoicismo é uma das características de Júlia da qual não abre mão. Por isso, abomina a inércia e a complicação da burocracia.
Ela soma sua exuberante sensibilidade com o calor humano que jamais deixou de pautar suas ações. E é exatamente esse traço da personalidade dessa mulher que emociona e cativa a todos.
Com o tema “o que é velho para você é novo para o irmão”, a presidenta da Associação Fernando Fonseca, Júlia Arcanjo, está empenhada em mais uma campanha social, que consiste em arrecadar brinquedos, livros, caderno, dentre outros produtos, que serão doados a crianças carentes da capital, para serem usados no ano letivo de 2010.
Governador Ivo Cassol, prefeito Roberto Sobrinho, políticos, presidentes de instituições públicas e privadas, empresários e sociedade ajudem à Associação Fernando Fonseca, certos de que Júlia Arcanjo não está para brincadeira.
Cumprimento Julia Arcanjo pelo brilhante trabalho filantrópico que vem realizando a frente daquela instituição, no qual muitos precisam mirar-se.