Como forma de incentivar debates e disseminar a filosofia da integração entre polícia e comunidade, no último final de semana, dias 13 e 14 (sexta e sábado), a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) realizou o 1º Seminário Estadual da Polícia Comunitária.
O evento, que apresentou experiências de sucesso em nível nacional, aconteceu no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), e contou com a presença de autoridades, membros da polícia e representantes da sociedade civil organizada.
O secretário de segurança, Evilásio Silva Sena, diz que esse é apenas um primeiro passo para a massificação da idéia e implantação da polícia comunitária, “que é considerada uma das mais importantes iniciativas da Sesdec”, avalia Sena.
Eventos semelhantes foram realizados no interior. Em Ji-Paraná, no último dia 10, foi realizado o 1º Seminário Sobre Conselho Comunitário de Segurança. Dia 11 (quarta-feira), o evento foi em Cacoal.
Os seminários são realizados pelo governo do Estado, através da Sesdec, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).
O coordenador da Polícia Comunitária em Rondônia, Tenente Coronel Cesar Adilson Pinheiro, diz que a metodologia adotada pela polícia tem mostrado resultados positivos e deve contribuir em muito para a diminuição do índice de criminalidade em todo o Estado.
Para que os servidores da Segurança Pública estejam cada vez mais abertos á idéia, a Sesdec, através de convênio com a Senasp, oferece curso de capacitação para policiais e bombeiros. “A intenção é formar multiplicadores e promotores da Polícia Comunitária”, observa o Ten. Cel. Adilson. Segundo ele, em três anos, mais de três mil servidores já participaram do curso.
Quem tiver interessem em obter mais informações sobre a Polícia Comunitária pode entrar em contato com a Coordenadoria Estadual da Polícia Comunitária, que funciona no comando geral da PM, pelo telefone (69) 3216-5522 ou pelo E-mail: pcomunitária.ro@hotmail.com.