Painel Político – (Festas na estrada do parque ecológico; sucessão de Cassol)– Alan Alex

estas na estrada do parque ecológico; sucessão de Cassol

Painel Político – (Festas na estrada do parque ecológico; sucessão de Cassol)– Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Barca loka

Uma chácara na estrada do parque ecológico vem sendo o endereço de fim de semana de engenheiros e diretores dos consórcios que constroém as usinas do Madeira. As festinhas no local acontecem com frequencia e já chamou a atenção de vizinhos. O entra e sai de mulheres e entrega de bebidas anuncia que vai ter início o “piseiro”. Algumas pessoas vem alertando para a possibilidade de ter moças menores no local, mas nada disso foi confirmado. Certeza mesmo só as festas.


Fazendo contas


Já tem gente de olho na vaga que vai abrir na Assembléia Legislativa se algum deputado for indicado para assumir a vaga do governador Ivo Cassol, em uma possível cassação de seu mandato pelo TSE. Muitos apostam em Neodi Carlos como o grande favorito. Se isso acontecesse, seu suplente seria o deputado Zequinha Araújo. Eu disse seria. Quem assume a vaga é Cletho Muniz Brito, o “Brito do Incra”, que atualmente responde pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam). Portanto, quem anda espalhando por aí que é Zequina o possível novo deputado, está muito errado.


Ainda na Assembléia

Por falar em contas, essa questão da sucessão de Ivo Cassol está mexendo com os nervos dos deputados e criando uma instabilidade política no Estado. Boatos de que existe uma cascavel rondando a Casa na tentativa de ser o indicado estão cada vez mais fortes e essa possibilidade não está nem um pouco descartada. A cascavel tem meios e tem apoio.

No Senado

Acir “ficha limpa” Gurgacz não fez absolutamente nada ainda. Não fez discurso, não apresentou nenhum projeto, não se reuniu com ninguém. Está mais perdido que cego em tiroteio. O jornal O Globo publicou reportagem falando sobre os rolos da família Gurgacz, que envolvem todos da linhagem. Se essa era a forma de “lutar por Rondônia” que ele tanto propalou, era melhor ter ficado no Paraná mesmo.

Dengue

Um condomínio situado na zona Sul da Capital registrou um caso de dengue hemorrágica. Os familiares do doente rapidamente elaboraram um comunicado que foi distribuído em todas as casas vizinhas no sentido de alertar para o problema. No comunicado, a família pede que os demais condôminos evitem o acúmulo de água em garrafas pet, pneus, vasos de plantas, etc. Vale lembrar que a dengue hemorrágica mata e agora com o período de chuvas chegando, os casos tendem a aumentar. Bom ficar atento, porque sabemos que a prefeitura não está nem aí para esse tipo de problema.

Signo da vigilância

Duas viaturas da Força Nacional com policiais armados de metralhadora foram vistos em frente a Signos Factoring na tarde de segunda-feira. O leitor que mandou a dica, estava na torcida de que fosse o cumprimento de algum mandado de prisão a ser cumprido naquela empresa. Ainda não, caro e atento leitor, ainda não.


No bairro Aponiã


Moradores reclamam das valas que foram abertas para as obras de implantação da rede de esgoto que até hoje não foram fechadas. Segundo eles, já faz mais de um mês que as obras foram concluídas e os buracos continuam abertos.


No STF

A Ordem dos Advogados do Brasil, através de seu Conselho Federal ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contestando o dispositivo da Lei Estadual 1.788 de 2007 de Rondônia que definiu créditos de pequeno valor para precatórios. Na lei, o Estado entende como pequeno valor, créditos decorrentes de sentença judicial transitado em julgado que não exceda o valor de dez salários mínimos. Na ação, a OAB argumenta que “considerando que o Estado de Rondônia possui considerável capacidade econômica, não se justifica a estipulação de apenas dez salários mínimos como limite para pagamento de créditos de pequeno valor”. A entidade alega ainda que o RPV – Requisitório de Pequeno Valor foi introduzido na Constituição para permitir que o credor de pequeno valor perante a Administração Pública possa receber seus créditos de maneira rápida.


Também no Supremo

Acabou o sonho dos suplentes de vereador que pensavam em tomar posse confiando na PEC aprovada peo Congresso. O STF manteve a liminar da ministra Carmem Lúcia que suspendeu a posse dos mais de 7 mil suplentes que aguardavam com ansiedade uma decisão favorável. Com a manutenção da liminar, os interessados terão que aguardar o julgamento do mérito da ação, o que pode demorar um tempo.

Desculpas

O Governo Federal achou um bode expiatório para o tal apagão de ontem: foram os hackers. A prefeitura de Porto Velho encontrou um bode expiatório para a alagação: a população,que joga lixo nas ruas. Ora senhores, convenhamos. Que a população da capital não é nenhum exemplo de cidadania no que diz respeito a não jogar lixo nas ruas, todos sabemos, mas daí a serem os únicos responsáveis pelas alagações, é um pouco demais. O que acontece é que a prefeitura não tem a menor idéia sobre o resultado de suas obras mal feitas, daí as alagações. Quanto ao apagão, só lamento pelos que ficaram sem energia. Aqui em Rondônia a Ceron cobra uma fortuna e mesmo assim, vira e mexe estamos com suspensão no fornecimento. E olha que nem são os hackers.


Doença silenciosa

A mais nova pesquisa sobre a incidência de diabetes no Brasil mostra que 11% da população têm a doença. Ou sabe que tem. Conhecida como a doença silenciosa, por não trazer sintomas aparentes e, por isso, ser de difícil diagnóstico, a diabetes avançou no país desde o último levantamento, feito em 1988, quando pouco mais de 7% da população declarou ter a doença. A atual pesquisa também mostrou que apenas 20% dos doentes têm plano de saúde. Estes costumam ir ao médico quatro vezes por ano, quando o ideal seria controlar a doença a cada dois meses. Os que não têm seguro vão ao médico apenas 1,7 vez por ano. Outro dado que chama a atenção: a maioria dos 1.275 diabéticos ouvidos não são obesos – 67,6% dos entrevistados têm peso normal ou sobrepeso. Grande parte deles, 79,6%, são portadores do tipo 2 da doença.

Vem aí

Marco Luque, apresentador do programa Custe o Que Custar da Rede Bandeirantes vai estar em Porto Velho dia 12 deste mês apresentando seu show de comédia stand-up. O evento vai acontecer no Bingool a partir das 20 horas. Informações pelo telefone 9974-2814. Quem quiser apostar na sorte, pode aguardar que vai rolar sorteio de ingressos aqui no Rondoniaovivo.com.

Mudança

E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira a partir das 12h30min (voltamos ao horário normal) e aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir do meio-dia e meio. Reprise dos programas às 7h30min da manhã.

Twitter

O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.

Contatos

Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS