CSL aprova compra de tratores para setor leiteiro

Praticamente encerrando as atividades do ano, a Câmara Setorial do Leite (CSL) de Rondônia reuniu-se nesta terça-feira, 10, no auditório da Emater-RO, para discutir o fortalecimento do Projeto de Recuperação de Pastagens e o Sistema de Informação para Ger

CSL aprova compra de tratores para setor leiteiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Praticamente encerrando as atividades do ano, a Câmara Setorial do Leite (CSL) de Rondônia reuniu-se nesta terça-feira, 10, no auditório da Emater-RO, para discutir o fortalecimento do Projeto de Recuperação de Pastagens e o Sistema de Informação para Gerenciamento do Projeto Inseminar.
Segmentos governamentais e não governamentais ligados ao setor pecuário, industrial, comercial, instituições financeiras, de fiscalização, de pesquisa e de assistência técnica e extensão rural estavam representados. Entre eles o secretário executivo da Emater e secretário da CSL, Sorrival de Lima que coordenou a reunião.
Constituída em 1999 a Câmara Setorial do Leite é a maior instância para discussão das políticas voltadas ao desenvolvimento da pecuária leiteira no Estado e decisória na utilização dos recursos do fundo Proleite visando o fortalecimento de programas de melhoria da qualidade e produtividade do leite.
Durante a reunião o coordenador Sorrival de Lima apresentou a proposta para aquisição de 24 tratores para o fortalecimento no manejo de pastagens visando garantir alimentação de qualidade aos animais do Projeto Inseminar – de inseminação artificial. “Já estamos na F3 e quem é zootecnista, extensionista ou veterinário sabe que esses animais necessitam de uma alimentação adequada para manter o padrão”, disse referindo-se às crias resultantes com a Inseminação de animais geneticamente melhorados.
Segundo o secretário serão adquiridos tratores completos, com grade, carreta, distribuidora de calcário e ensiladeira e o produtor pagará somente 30 reais/hora, para utilização na propriedade.
Outra proposta foi a aquisição de um sistema de informação para gerenciamento do Projeto Inseminar. De acordo com o gerente regional do Proleite em Porto Velho, o zootecnista José Renato Carvalho, a abrangência do Projeto já exige um programa de informação para melhor gerenciar as ações. Além do programa é necessário promover o cadastramento dos animais. Para isso seriam necessárias aquisição de brincos ou bottons de registro de animais. “Nós temos que resgatar desde as F1 e F2 e já cadastrar as F3 que forem nascendo”, explica o zootecnista, salientando que dessa forma será possível controlar melhor os animais do programa e garantir a continuidade da melhoria desses animais e de seus descendentes.
Assim como os tratores a implantação de um sistema de informação também foi aprovada pela Câmara, mas uma comissão formada por técnicos das secretarias estaduais Sedes (de Desenvolvimento Social), Seagri (da Agricultura, pecuária e regularização fundiária), Idaron e representante dos engenheiros agrônomos deverão avaliar o melhor sistema a ser utilizado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS