DESENVOLVIMENTO - Em sete anos redução de 50% da população situada na faixa de pobreza em RO

O desenvolvimento econômico e social do Estado de Rondônia está em pleno crescimento, com resultados econômicos e sociais visíveis no seio da sociedade produtiva. O índice de desemprego caiu vertiginosamente, e proporcionalmente o Estado, com certeza, é q

DESENVOLVIMENTO - Em sete anos redução de 50% da população situada na faixa de pobreza em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O desenvolvimento econômico e social do Estado de Rondônia está em pleno crescimento, com resultados econômicos e sociais visíveis no seio da sociedade produtiva. O índice de desemprego caiu vertiginosamente, e proporcionalmente o Estado, com certeza, é quem mais emprega em todo o Brasil. “Isso só foi possível, garante Marco Petisco, graças à política séria, determinada e técnica, adotada pelo governador Ivo Cassol”, disse o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Marco Antonio Petisco.
 
Rondônia possui indicadores que são reflexos do dinamismo da transformação social e econômica na população, na medida em que demonstra uma redução de 50%, em sete anos, desse percentual da população situado na faixa de pobreza, colocando Rondônia como o 13º Estado com menor percentual de população situada na Classe E, e 13º com maior percentual da população situada na classe AB. Se classifica como a 13ª melhor renda domiciliar per capita do país e se apresenta superior à renda de todos os Estados do Nordeste, além do Amapá, Pará, Roraima, Amazonas e Tocantins, na região Norte.
 
Os indicadores situam Rondônia como o 11º Estado brasileiro com classe média composta por mais de 50% da população, população esta que incorpora um rendimento médio per capita que varia de R$ 1.115,00 a R$ 4.807,00, e que apresenta um crescimento médio anual superior ao crescimento médio nacional, que foi de 2,9% a.a. Trata-se da Unidade Federada detentora da 3ª menor concentração de renda no País, reflexo da positividade e dinamismo da economia local, com perspectivas de tornar-se ainda melhor, ante a um cenário de grandes transformações positivas em concretização. 
 
O planejamento e a modernização administrativa é um dos principais fatores, que resgatou a credibilidade econômica da região. Uma política de chamamento para novos investimentos, praticada pelo governador, foi também responsável pela revitalização de quase todos os projetos econômicos do Estado, explica Petisco.
 
As políticas públicas implementadas pela secretaria ocorrem por meio de programas, projetos e atividades que se viabilizam, através da intervenção direta junto aos agricultores familiares, pequenos empreendedores e da articulação e defesa de interesses dos segmentos produtivos pertencentes ao grupo de médio e grande empreendedores.
 
A boa administração, afirma Petisco, se verifica quando há realmente melhoramento na performance da produção, aumento da arrecadação tributária e diminuição da violência. “Rondônia, está na história como o único Estado da Federação brasileira, que realizou uma reforma agrária sem violência, implantou todos os seus projetos de assentamentos em conjunto com o Governo Federal (INCRA) e hoje o resultado de toda essa política de produção do agronegócio, é um verdadeiro sucesso, não podemos negar”, declara.
“Com energia, transporte, saúde, educação e segurança, o Estado de Rondônia, chegou em 2009, (segundo mandato de Ivo Cassol) ao patamar econômico, com um Produto Interno Bruto (PIB) de 13 bilhões e 750 milhões de dólares, para uma população de aproximadamente 1.500.000 habitantes. É uma riqueza que está circulando no meio da sociedade e isso é desenvolvimento econômico e social, com justiça, patriotismo e respeito ao meio ambiente”, concluiu Marco Antônio Petisco.
 
A SEDES atua como agência promotora do desenvolvimento das potencialidades locais, exercendo a função de agente de promoção da modernidade tecnológica, priorizando para os clientes, o acesso a informações mercadológicas, novas tecnologias, financiamento, pesquisa e desenvolvimento. “Não podemos ficar presos ao passado e à era do garimpo e da madeira passou. Hoje é tecnologia e otimização da produção com política de preços mínimos e mercado garantido”, explica o titular da SEDES, dizendo ainda que “com seriedade e compromisso o governador Ivo Cassol, modernizou e moralizou a administração pública estadual, construiu novas estradas e melhorou as já existentes”.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS