A mesa temática sobre Saúde foi uma das mais de onze mil atividades integrantes da programação deste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida desde 2004 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A mesa temática sobre Saúde foi uma das mais de onze mil atividades integrantes da programação deste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida desde 2004 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O evento foi realizado na tarde desta sexta-feira (23/10), no auditório da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, sob a responsabilidade conjunta da FIMCA, CEPEM, CEMETRON, ICB5-USP e UNIR, com a presença de acadêmicos, professores e coordenadores de instituições de ensino superior em Porto Velho.
Coordenada pelo Prof. Ms. Rui Rafael Durlache, a mesa temática contou com a participação, como palestrante, da Profa. Dra. Ana Lúcia Scobar, que abordou o tema “Pesquisa em Doenças Tropicais em Rondônia”, enfatizando a questão das “doenças negligenciadas” que, de acordo com a OMS, “são doenças associadas à situaçao de pobreza, às precárias condições de vida e às iniquidades em saúde”. Participaram da mesa, como relator, o pesquisador Mauro Tada, do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem/Ipepatro) e, como debatedor, o Prof. Dr. Eduardo Rezende Honda. A solenidade de abertura foi prestigiada, ainda, com as presenças do representante da Gerência de Ciência e Tecnologia da SEPLAN/RO, Emanuel Mirtil, e da professora doutora da Unir, Walterlina Brasil.
Dois trabalhos de pesquisa foram apresentados após a palestra principal. O primeiro, com o título de “INVESTIGAÇÃO DA TAXA DE INFECÇÃO NATURAL DE SIMULÍDEOS (DIPTERA, NEMATOCERA, SIMULIIDADE) POR MANSONELLA SP. EM RONDÔNIA, AMAZÔNIA OCIDENTAL, BRASIL”, apresentado pela mestranda do Instituto de Ciências Biomédicas 5 – USP, Yasmenia Poliana da Silva; e o segundo, “Epidemiologia da malária em Rondônia”, de autoria do doutorando do Programa de Pós-graduaçao de Biologia Experimental da Unir, Dr.Tony Hiroshi Katsuragawa, que também é pesquisador do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais (IPEPATRO), profissional com larga experiência na área de Saúde Pública, Epidemiologia e Parasitologia, com ênfase em malária.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!