Comunidades Quilombolas de RO participam pela 1ª vez do Provão

Comunidades Quilombolas de RO participam pela 1ª vez do Provão

Comunidades Quilombolas de RO participam pela 1ª vez do Provão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através do Programa de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (PRODEF) e do Ensino Médio (PDEM), vem dando continuidade às suas ações no que se refere ao desenvolvimento e melhoria da qualidade de ensino, realizando, pela primeira vez, os Exames Gerais (Provão) nas comunidades Quilombolas. As provas foram aplicadas no período de 05 à 09 de outubro, conforme Portaria 857/2009, nas Comunidades Quilombolas de Pedras Negras e Santo Antônio do Guaporé.
 
“Esse foi o primeiro governo a se preocupar com a educação dessas comunidades, que estavam desassistidas pelo poder público”, destacou Apolônio, presidente da Associação Quilombola local.
 
“Isso é, sem dúvida, um grande avanço. Gostaria de agradecer o empenho da equipe e principalmente do Governo do Estado que tem trabalhado para levar o ensino à todos , sem distinção. O aprendizado é um direito de todos e é dessa maneira que estamos trabalhando, em equipe por uma educação de qualidade, vencendo obstáculos e quebrando barreiras. Ressaltou, Marli Cahulla, secretária de Estado da Educação.
 
A equipe da coordenação de educação para a diversidade das comunidades tradicionais quilombolas e ribeirinhas (Projeto Raízes) desenvolve ações voltadas à educação dos afro-brasileiros, bem como outros assuntos referentes ao anti-racismo contemplando, principalmente, a implementação da Lei 10.639/03.
 
Para Erineide Rodrigues, coordenadora do projeto Raízes, a realização do provão nessas comunidades é de grande importância para a educação no Estado. “Vê-los participando desse avanço na educação e perceber o grande interesse desses jovens pelo ensino é maravilhoso e nos motiva cada vez mais a continuar nessa luta, levar educação a todos e em todos os lugares”, enfatizou.
 
A avaliação é feita in loco, com visitas permanentes com assessoramento pedagógico nas comunidades. Os trabalhos nessas comunidades são realizados contam com  o apoio da Associação Ecovale (Associação ecológica e quilombola do Vale do Guaporé). Participaram do provão 32 jovens, com idade entre 16 e 34 anos.

Histórico

Desde o ano de 2005, até o presente momento a Secretaria de Estado da Educação já realizou as seguintes ações junto a essas Comunidades:
 
- Formação de 12 alunos que estão concluindo o Ensino Médio na Comunidade do Forte Príncipe da Beira e Rolim de Moura do Guaporé;
 
- Formação de 1° ao 9° ano com 198 professores das áreas Ribeirinhas e Quilombolas do Vale do Guaporé e Mamoré;
 
- Ciclo de Palestras sobre Educação e Saúde;
 
- Apoio Pedagógico e material permanente;
 
- 36 Professores Estaduais contratados para atender às demandas dessas Comunidades;
 

- 01 Escola de Ensino Fundamental e Médio no Distrito de Surpresa – Guajará-Mirim.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS