O Conselho Municipal de Negros de Porto Velho (Conegro) promove no próximo final de semana, 16 e 17 de outubro, o Encontro de Mulheres Negras de Rondônia, com lideranças de todo o Estado para discutir as questões específicas do segmento. “As mulheres negras, assim como as indígenas, sofrem dupla discriminação, por serem mulheres e negras, e possuem outras particularidades, como a incidência de doenças que afetam mais a população negra, como é o caso da anemia falciforme”, explica a presidente do Conegro, Ana Maria Ramos.
O Encontro, segundo Ana Maria, é um primeiro passo de uma caminhada que as mulheres negras precisam percorrer para aumentar a sua participação na sociedade. Embora numeroso, o segmento em grande parte realiza funções desvalorizadas, como o trabalho doméstico, e ocupa um espaço muito reduzido nas instâncias de poder. A secretária executiva do Conegro, Jamile Vanessa, lembra da lei que obriga os partidos a reservar 30% das candidaturas para as mulheres e que de modo geral não é cumprida. “Precisamos ocupar este e outros espaços dentro da sociedade”, ressalta a militante.
Durante o encontro, serão montadas mesas para discutir aspectos como a participação social e a formulação de políticas públicas, o feminismo negro e a questão racial, entre outros. No encontro será elaborada uma carta, que será enviada para todas as prefeituras e outros órgãos da gestão pública em Rondônia. “A partir deste encontro, pretendemos formar um fórum de discussão e diálogo sobre a problemática das mulheres negras”, explica Jamile.
O Encontro de Mulheres Negras será realizado durante toda a sexta-feira (16) e sábado (17) no Espaço Cultural Cuniã, localizado na rua Tobias Barreto, número 18, bairro Tucumanzal. Já confirmaram presença no encontro, a senadora Fátima Cleide, a vereadora Heloísa Helena, que já foi deputada estadual de Rondônia, a vereadora mais votada de Cacoal, Penha Simão, e a titular da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Regina. O evento, realizado pelo Conegro, Coletivo de Mulheres Negras, Conselho Municipal de Direitos das Mulheres e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, é aberto a todos os interessados na causa das mulheres negras.
Os interessados podem ligar para os telefones 9975 6158 (Ana Maria) e 9235 6997 (Jamile).