Painel Político – (Carlinhos Camurça critica administração de Sobrinho) – Alan Alex

Carlinhos Camurça critica administração de Sobrinho

Painel Político – (Carlinhos Camurça critica administração de Sobrinho) – Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

De volta, com certeza

Carlinhos Camurça volta à vida pública em 2010. O ex-prefeito de Porto Velho deve ser candidato a deputado estadual pelo PP, mesmo o partido querendo que ele dispute uma vaga na Câmara. Carlinhos quer mesmo é ficar em Rondônia. Camurça já foi deputado federal por dois mandatos e prefeito da Capital por seis anos. Em entrevista ao Painel Político, que vai ao ar na segunda-feira, ele fez duras críticas à administração de Roberto Sobrinho.  O programa vai ao ar ao meio-dia e meio eserá reprisado na terça-feira, às 7h30min.

Maternidade

Carlinhos explicou que foi em sua administração que a maternidade municipal foi construída, assim como a reforma do mercado do peixe e acusou o atual prefeito não conseguir terminar nem uma obra, “é uma total falta de planejamento”, disse Camurça. Ele não poupou críticas ao PT nem aos petistas. Isso, você só vê no Painel Político, no ar de segunda a sexta na RBRTV, Canal 38 a partir do meio-dia e meio com reprises às 7h30min.

OAB/RO

Hélio Vieira, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia é o entrevistado desta sexta-feira do Painel Político. Ele fala sobre sua pretensão de ser candidato a reeleição na Ordem. A entrevista foi marcada pela emoção do advogado no último bloco, quando ele engasgou ao falar de sua origem humilde. No ar a partir do meio-dia e meio.

Tucanou

Conforme informado por esta coluna, Miguel Sena agora é oficialmente um tucano. O evento foi hoje pela manhã no Ferroviário. Presentes estavam Expedito Júnior, Alexandre Brito e outras autoriades, além de comitivas vindas do interior prestigiaram a filiação.

Também no ninho

Também conforme havíamos dito anteriormente, o ex-prefeito de Guajará Mirim, Dedé de Melo continua no PSDB. Ele estava tentando voltar ao PDT, mas teve suas pretensões barradas por seu sobrinho que é presidente do diretório municipal do partido em Guajará Mirim, Rodrigo Nogueira. Para ingressar novamente no PDT, Dedé teria que mudar seu domicílio eleitoral para Porto Velho. Edson Gazoni iria abonar sua ficha, mas a conversa não foi adiante. Dedé disputa o mesmo eleitorado que Miguel Sena.

Ministros e candidatos

Com as filiações do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ao PMDB de Goiás, e a do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ao PT, 31 dos 37 ministros do governo Lula estarão no palanque eleitoral em 2010, como candidato ou cabo eleitoral (os outros seis não têm vínculo com partido político). Pelo menos 18 ministros deverão concorrer a algum cargo, desfalcando o governo a partir de abril (a tendência é que o presidente Lula preencha as vagas com secretários-executivos dos ministérios, como aconteceu em 2006). O PT, que controla 17 ministérios, tem o maior número de candidatos. São nove, incluindo a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que deve concorrer à presidência. Meirelles está sendo cotado para seu vice, como mostra o Estadão. Segundo Meirelles, qualquer decisão sobre sua candidatura sairá só em março, quando sai de férias. Caso sua indicação não saia, ele continuará à frente do BC até dezembro de 2010. Em São Paulo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, filiou-se ao PSB e pode disputar o governo paulista no lugar do deputado Ciro Gomes (CE), que deve brigar pela presidência como o segundo candidato de Lula.

 Sem culpados

Depois de dois anos e dois meses de investigações, a Polícia Federal deu por encerrado o inquérito sobre o acidente do voo 3054 da TAM, em julho de 2007, em São Paulo. Sem nenhum indiciamento. O Ministério Público tem agora três alternativas: arquivar o caso, pedir novas diligências ou denunciar quem considera responsável pelo acidente, sem contar com o apoio da PF – que alega não ter encontrado vínculo entre as causas da tragédia com pessoas responsáveis pelo aeroporto de Congonhas ou pelo avião ou do setor aéreo. Na prática, a conclusão é de que a culpa foi exclusivamente dos pilotos do Airbus A320.

Vítimas

O presidente da Afavitam (Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM JJ 3054), Dario Scott, disse nesta quinta-feira (1) que ainda está em estado de choque com o resultado da investigação da PF (Polícia Federal) que não apontou culpados pelo acidente ocorrido em 17 de julho de 2007. No total, 199 pessoas morreram quando um Airbus não conseguiu pousar em Congonhas, na zona sul de São Paulo, e bateu em um prédio ao lado do aeroporto.

— Não podemos deixar essa pizza gigante ser assada na nossa frente.

Scott contou que tenta desde o início da manhã falar com os policiais federais responsáveis pelo relatório final, que foi entregue na sexta-feira (25) à 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo, para enteder como eles chegaram a conclusão de que o acidente teria sido causado exclusivamente por um erro dos pilotos do Airbus 320.

Cassações

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) revogou nesta quinta-feira (1º), por 6 votos a 4, a decisão liminar (provisória) do ministro Eros Grau, que, no último dia 14, suspendeu os julgamentos dos pedidos de cassação de mandato que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida permite que a Justiça Eleitoral volte a analisar os processos de cassação dos governadores de Sergipe, Marcelo Déda (PT), e do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB). A liminar impediu por mais de 15 dias o julgamento de processos protocolados diretamente no TSE que não tenham passado pelos tribunais regionais eleitorais (TREs). A medida atingiu pedidos de cassação contra governadores, senadores e deputados federais, entre eles, o de Ivo Cassol.

Motivos

Para Ayres Britto, se a liminar fosse mantida, o TSE não conseguiria julgar os processos de cassação até o fim do mandato dos políticos. "Há uma jurisprudência convergente em torno de quatro décadas, assegurando essa competência originária do TSE", destacou. O objetivo de Britto, que é o presidente do TSE, é julgar todos os pedidos de cassação referentes à eleição de 2008 até o fim deste ano.

Vereadores

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou nesta quinta-feira (1º) com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a PEC dos Vereadores, medida aprovada no último dia 23, que criou mais de 7 mil vagas nas câmaras municipais do país. A OAB pede que o STF considere inconstitucional o artigo 3° da emenda, que prevê que as novas vagas sejam retroativas a eleição de 2008, o que garante posse aos suplentes do pleito do ano passado. Essa é a segunda ação direta de inconstitucionalidade protocolada no STF contra a PEC dos Vereadores. Na terça-feira (25), a Procuradoria-Geral da República entrou com uma ação semelhante, na qual contesta o mesmo artigo 3º da emenda. No mesmo dia, o Ministério Público Estadual de Goiás entrou com uma ação na Justiça Eleitoral do estado contra a posse dos dois primeiros suplentes beneficiados pela PEC do Vereadores. André Luiz Guimarães Oliveira (PT) e Pontes Neto (PR) foram empossados na última sexta-feira (25). Antes de terem a posse contestada, os novos vereadores declararam que iriam recorrer.

Na TV

E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira ao meio dia e meio e aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir das 13 horas. Reprise dos programas às 7 da manhã.

Twitter

O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.

Contatos

Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS